7 Principais Tendência de marketing digital em 2021 que vão impactar a sua pequena empresa.

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A pandemia da COVID-19 forçou consumidores e empresas a se adaptarem a uma transformação digital acelerada em 2020. Com o marketing digital mudando mais rápido do que nunca, as pequenas empresas precisam aprender a se adaptar para fazer seus negócios prosperarem.

Implementar as novas tendências de marketing digital pode ajudar sua pequena empresa a se manter à frente do jogo.

Portanto, chegou o momento de examinar suas estratégias de marketing e KPIs para se certificar de que estão bem alinhadas e posicionadas com as tendências de marketing digital para 2021.

As empresas capazes de se adaptar rapidamente às novas tendências no comportamento do consumidor ganharão a liderança.

Continue lendo para descobrir quais as principais tendências de marketing digital para 2021 que impactarão sua pequena empresa.

1) Vídeos

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O conteúdo de vídeo vem dominando há alguns anos como uma das principais tendências de marketing digital. Para se ter uma ideia, calcula-se que em 2022, 83% do tráfego mundial da Internet será de vídeos. E em 2021 não será diferente.

Esse ano temos novidades! Vemos três métodos específicos de conteúdo de vídeo ganhando força: a transmissão ao vivo, o YouTube e os vídeos curtos.

A transmissão ao vivo está disponível em várias plataformas, incluindo Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube. As transmissões ao vivo são cruas e permitem que você se conecte ao seu público em um nível mais pessoal e em tempo real. Vimos muitas pequenas empresas usando as lives como forma de divulgar seus produtos e serviços, e a tendência é que em 2021 a prática continue.

Já quanto aos vídeos para o YouTube, temos que 68% dos usuários assistem a vídeos para tomar decisões de compra. Vídeos de revisão do YouTube, tutoriais ou até anúncios pagos podem ser o início de uma nova venda para o cliente. O YouTube tem um alcance de mais de 2 bilhões de usuários mensais em busca de dicas, entretenimento e análises de produtos.

Outra tendência de vídeos que chegou para ficar são os vídeos curtos. O formato de vídeos do TikTok, com músicas, danças, memes e muito humor, foram um grande sucesso em 2020. O Facebook e Instagram tiveram até que copiar o formato para suas plataformas.

Com a lançamento da função Reels no Instagram, esse formato de vídeo ganhou uma enorme relevância e atualmente alcança públicos de todas as idades.

Por isso, se você ainda não está usando esse formato de vídeo na comunicação da sua pequena empresa, vale a pena começar a testar essa ferramenta.

2) Integração E-commerce e Redes Sociais

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Em 2020 o Facebook lançou os pagamentos via WhatsApp e melhoras no Instagram Shopping. Isso mostra que cada vez mais as redes sociais vão estar integradas ao e-commerce.

Afinal, com a Pandemia da COVID-19, muitas pequenas empresas passaram a usar o Whatasapp e as Redes Sociais para realizar vendas. E esse boom de vendas pelas redes sociais vieram pra ficar.

A expectativa é que o comércio online alcance número ainda mais expressivos e muito pelas novas funcionalidades de venda pelo Facebook, Instagram e Whatsapp.

Então se você ainda não criou a sua loja no Facebook e Instagram, não perca tempo. Comece a testar todas as funcionalidades e entender qual a melhor forma de usar essas ferramentas para atender os seus clientes.

3) SEO Local | Google Meu Negócio

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Estratégias de SEO como sempre estão entre as tendências de marketing digital. Para as pequenas empresas, o SEO Local tem sido cada vez mais relevante.

Através do Google Meu Negócio você consegue criar e configurar um perfil para a sua empresa aparecer na pesquisa do Google e do Google Mapas, o que é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes para pequenas empresas.

Afinal, o Google geralmente é usado para encontrar respostas instantâneas ou começar a comprar pesquisas. Para você ter uma ideia, 76% dos usuários de dispositivos móveis usam a função “perto de mim” para encontrar uma loja relacionada no mesmo dia.

Com um perfil local de qualidade, você pode aumentar o tráfego de pedestres, visitas ao site e chamadas telefônicas.

4) Conteúdo Interativo

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Com a comunicação virtual dominando o mundo, você deve tentar torná-la cada vez mais interativa e mais próxima, dando o toque mais humano possível. O conteúdo interativo permite que o seu público se sinta parte da conversa. Os insights da Deloitte descobriram que 56% das pessoas se envolveram em pelo menos uma atividade digital em 2020.

Então se você ainda não está elaborando uma estratégia de engajamento que evoque a participação do cliente da sua pequena empresa, é hora de começar. O conteúdo interativo pode ser tão simples quanto fazer perguntas com questionários e enquetes ou usar outros recursos, como postagens de mídia social que podem ser compradas. Essas experiências interativas exigem que o usuário faça mais do que tocar em um botão de curtir. Você também pode planejar campanhas que envolvam os clientes para compartilhar histórias, opiniões ou conteúdo.

5) Segmentação de clientes

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Outra tendência que não é nova, mas está cada vez mais popular, é a segmentação de clientes. A ideia é simples: em vez de um pequeno número de grandes campanhas de marketing direcionadas ao público em geral, é melhor ter um grande número de pequenas campanhas de marketing direcionadas a públicos específicos.

A segmentação de clientes significa agrupar seu público-alvo por certos traços ou comportamentos, como dados demográficos ou hábitos de compra. Isso permite que você adapte seu conteúdo com mais precisão para atender às preferências deles.

Por exemplo, ter duas listas de e-mail separadas para grandes e pequenos gastadores e enviar ofertas diferentes para cada um deles com produtos diferentes.

Essa estratégia funciona melhor para personalização e engajamento do cliente, pois seus seguidores recebem conteúdo escolhido a dedo para eles. Além das listas de e-mail, você pode aplicar a segmentação do cliente a anúncios especializados em diferentes sites, categorias de conteúdo de blog e conteúdo de mídia social para várias comunidades.

6) Automação de Marketing

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A Automação de Marketing usa ferramentas digitais para realizar tarefas repetitivas em sua rotina de marketing.

Você pode automatizar a postagem nas redes sociais para não ter que abrir o aplicativo e postar manualmente todos os dias.

Você pode configurar campanhas de automação de e-mail que enviam um fluxo de e-mails aos clientes com base em gatilhos, como a inscrição em uma lista.

Assim, como uma pequena empresa, você pode economizar tempo e energia que são preciosos. A Automação de Marketing também mantém uma linha estável de comunicação com os clientes.

Esse pode ser um dos motivos pelos quais 77% dos usuários tiveram um aumento nas conversões após usar o software de automação de marketing.

Você usa ferramentas que programam conteúdo de mídia social para você? Seu site tem uma forma de resposta automática aos visitantes, como chatbots?

Quais tarefas de marketing sua pequena empresa poderia automatizar?

Caso precise de ajuda para montar uma estratégia de automação para sua empresa, entre em contato. Aqui na Goma Digital oferecemos consultoria para estratégia e automações de tarefas de marketing.

7) Micro Influenciadores

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Apesar de também não ser uma tendência nova, o marketing de micro influenciadores está crescendo cada vez mais e é uma ótima estratégia, principalmente para as pequenas empresas.

Ao contrário dos principais influenciadores, os micro influenciadores são mais parecidos com as pessoas comuns que têm um número de seguidor de mídia social maior do que a média.

Se você atrair um número suficiente deles, normalmente por meio de concursos e brindes nas redes sociais, poderá alcançar os mesmos números que os influenciadores de nível superior por uma fração do custo e do esforço.

Qual é o futuro do marketing digital para as pequenas empresas?

Os eventos recentes obrigaram milhões a optar por intercâmbios de negócios online e métodos digitais para se comunicar com os clientes. E apesar de o mundo do marketing digital está evoluindo muito rápido, tendências e chavões vêm e vão. E sempre foi assim.

Mas o principal sempre permanece o mesmo: conteúdo focado no consumidor continua a ser a melhor maneira de construir um vínculo emocional sólido com o cliente.

No entanto, você também precisa fazer com que o seu conteúdo não fique perdido nesse labirinto de meios. Portanto, canalize suas energias e esforços para transmitir uma mensagem centrada no cliente de acordo com essas tendências de marketing digital para 2021.

Se você gostou desse artigo, por favor compartilhe com quem mais possa se beneficiar dessas tendências de marketing digital para pequenas empresas. Para ler mais conteúdo sobre marketing digital, acesse nosso blog ou nosso Instagram.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Fundador da Goma Digital

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