Divulgar sua marca, divulgar sua empresa, divulgar seus produtos e serviços. Todo empreendedor sabe a importância de mostrar aos potenciais clientes tudo que sua empresa pode oferecer. Mas por que é necessário expandir sua divulgação para o universo digital?
A revolução da internet mudou a forma como as pessoas se comunicam, e isso todos nós percebemos no nosso dia a dia. Mas um outro aspecto que está em profunda alteração é a comunicação entre empresas e pessoas, principalmente quando falamos de atingir o público certo. Neste artigo você vai entender como anunciar no Facebook pode impulsionar seu negócio e aprender 5 dicas valiosas de como usá-lo de maneira eficiente.
Por que usar o Facebook para minha empresa? Vale a pena investir no Facebook?
Já imaginou investir em um outdoor e não pagar por mês, sendo cobrado apenas quando alguém do seu público-alvo visualizá-lo? Ou como seria comprar um anúncio na rádio sem desperdiçar dinheiro com consumidores que dificilmente se tornarão compradores? Assim funcionam os anúncios pagos do Facebook, que com seu sistema de segmentação de público e rastreamento de resultados permitem que você invista somente naquilo que realmente interessa.
Anunciando no Facebook você pode vender o seu peixe para muita gente, já que cerca de 117 milhões usuários estão conectados no Brasil, de forma crescente e com projeções de mais e mais pessoas se conectando nos próximos anos.
Mas a grande vantagem é justamente saber para quem não vale a pena anunciar – e é aí que entram as ferramentas de segmentação e rastreamento, que vão otimizar os seus gastos e atingir justamente aqueles consumidores dispostos a gastar na sua empresa.
Quais são as vantagens dos anúncios pagos do Facebook?
Após se render ao mundo digital e perceber que seu investimento em marketing pode ser mais eficiente nas redes sociais, é hora de começar a planejar seus anúncios. Ao criar um anúncio no Facebook você poderá escolher o público com o qual quer se comunicar. Se o seu produto é mais interessante para um gênero específico, você pode veicular seu anúncio apenas para homens ou mulheres. Se o seu público se concentra em uma certa faixa etária, você não precisará gastar dinheiro anunciando para consumidores fora dessa média de idade.
E além disso você pode formatar sua campanha indicando quais são os temas de interesse mais comuns dos seus clientes, levando seu anúncio para pessoas que já interagem com conteúdos relacionados ao seu negócio.
No entanto, dependendo do seu objetivo, até essa segmentação pode variar. Lembre-se que todos os seus clientes passam por um processo de aproximação até se tornarem compradores, portanto definir o objetivo do seu anúncio é fundamental. Uma campanha direcionada apenas àqueles clientes fiéis será extremamente específica, enquanto um anúncio que visa tornar sua marca mais conhecida do público geral pode abranger muito mais pessoas e estilos de vida.
Como o principal diferencial do Facebook é justamente essa capacidade de segmentação e rastreamento de resultados, aqui vai uma dica que pode parecer estranha, mas vamos explicar por que ela é legítima: Não impulsione postagens no Facebook!
Por que não impulsionar postagens no Facebook
Se sua empresa já está no Facebook você já deve ter percebido que em todas as publicações existe um botão de ’Impulsionar’. Ele é a ferramenta mais rápida e prática para começar a investir em anúncios, mas não é a mais eficiente. As opções de configuração oferecidas permitem segmentar o seu público e acompanhar os resultados, mas com ferramentas mais limitadas.
Por isso, para aproveitar tudo que o Facebook oferece vale muito a pena utilizar o Gerenciador de Anúncios, uma área de acesso desconhecida do público em geral que vai otimizar seu investimento e alavancar seus resultados.
5 dicas para criar anúncios eficientes o Facebook
1) Utilize o Gerenciador de Anúncios
Com o seu Facebook aberto, observe a barra superior e clique no ícone mais à direita, representado por uma setinha para baixo – na aba que vai se abrir existe um link para o Gerenciador de Anúncios. Pronto, a partir daí sua experiência como anunciante vai ser cada vez mais eficiente. O Gerenciador de Anúncios permite que você tenha mais controle das campanhas impulsionadas, acompanhando os resultados obtidos ao longo do tempo e podendo realizar alterações para otimizar ainda mais cada anúncio.
Outra grande vantagem do Gerenciador é a quantidade de opções na hora de criar uma campanha. Esse é o lugar ideal para aproveitar a segmentação de público alvo e criar um anúncio apenas para quem interessa, sem jogar dinheiro fora. O primeiro passo será definir o seu objetivo dentre as várias opções disponíveis – muitas mais do que as oferecidas no botão ‘Impulsionar’.
2) Definido os objetivos do meu anúncio
Assim como na publicidade tradicional, cada campanha pode ter uma intenção diferente. Em algumas ocasiões, sua empresa vai precisar ser mais conhecida pelo grande público. Em outras, o ideal será formar uma base de contatos para enviar futuras promoções para clientes. No Gerenciador de Anúncios você terá ferramentas para definir seus objetivos e acompanhar os resultados com ainda mais clareza, valorizando cada centavo investido.
Você pode criar uma campanha para Reconhecimento de Marca, tentando alcançar o maior número de potenciais clientes possível, ou formatar um anúncio para atrair Tráfego e Envolvimento para a sua página. Também é possível formatar um anúncio com o objetivo de convencer os usuários do Facebook a assistirem seus Vídeos e baixarem seu Aplicativo, ou até mesmo Gerar Cadastros para futuras promoções e estimular que seus clientes entrem em Contato com você.
Mas se a sua campanha já visa atingir um público mais próximo de comprar o seu produto, o Gerenciador também é a melhor ferramenta. Nele você pode criar anúncios específicos para Conversões, ou seja, influenciar o consumidor para que ele tome uma atitude concreta após interagir com a sua campanha. Se sua empresa já possui um sistema de vendas online você pode definir uma venda direta como seu objetivo, sem enrolações. Também é possível criar anúncios que estimulam o cliente a visitar seu estabelecimento, utilizando os recursos de localização do facebook.
3) Não faça propaganda, faça conteúdo!
Agora que você já aprendeu sobre a segmentação de público e os objetivos dos anúncios, é hora de ficar por dentro das principais dicas para uma boa postagem. E a primeira dica é: não faça propaganda, faça conteúdo!
As redes sociais são um espaço virtual de convivência onde as pessoas interagem, se informam e acessam principalmente entretenimento. Uma campanha de marketing focada apenas em publicar produtos e serviços pode ser eficiente, mas apenas para um número muito limitado de pessoas que já estão dispostas a gastar dinheiro com você. É como funciona na publicidade tradicional: um catálogo de produtos é interessante para quem já sabe o que quer e onde comprar; mas e os outros potenciais clientes?
Se você quer ir além e atrair público para sua página, mantendo um nível de interações que permita fisgar clientes nos mais variados estágios de compra, invista em conteúdo. Dessa maneira você terá sempre por perto todos as pessoas que se interessam pelos temas relacionados à sua empresa, mostrando para eles que você tem produtos e serviços que podem ajuda-los.
Promover conteúdos interessantes na sua página também é a melhor forma de posicionar seu negócio no imaginário dos consumidores. Mesmo que você não tenha produtos e serviços relacionados a um tema específico, vale a pena criar conteúdo sobre ele se sua clientela se interessa. Por mais que essa postagem não atraia compras diretas, várias pessoas poderão perceber quais são os valores da sua empresa e vão procura-la quando for a hora de comprar.
4) Evite muito texto nas imagens
Dialogar com o seu público e ter um bom texto para transformar suas postagens em iscas efetivas é fundamental, mas guarde as palavras para a descrição das fotos. Evite ao máximo carregar as imagens com muito texto, sob risco de poluía-las esteticamente e afastar os olhares de potenciais consumidores.
O próprio Facebook já limita – ou até mesmo recusa – o impulsionamento de imagens com mais de 20% do espaço tomado por texto. Tente manter essa margem ainda mais baixa para conquistar a atenção do público, que uma vez envolvido irá interagir com o texto da descrição. Escreva nas imagens apenas o indispensável.
5) Diversifique seus objetivos
Algumas empresas possuem um mix de produtos e serviços muito reduzido, ou até mesmo concentram-se em vender apenas um item. Nesses casos a segmentação de público é tão específica que os anunciantes tendem a manter um mesmo perfil de público em todos os seus anúncios no Facebook.
Mesmo para esse tipo de anunciante, não diversificar o perfil do público nos anúncios é uma furada! Para os negócios tradicionais, com diversidade de produtos e perfis de clientes, é imperdoável. A capacidade de segmentação e acompanhamento de resultados do Facebook permite que você crie estratégias dinâmicas, que vão trazer como retorno, além do sucesso online, um poderoso conhecimento sobre o comportamento de seus clientes.
Cada cliente e cada pessoa que interage com sua empresa tem estilos de vida diferentes, anseios diferentes, problemas diferentes. Não desperdice o poder do marketing online e entenda cada vez mais qual é o melhor jeito de conquistar aqueles que vão comprar mais e melhor.
Por que investir em gerenciamento profissional?
A grande vantagem dos anúncios do Facebook é o acompanhamento em tempo real das características de cada campanha. Saber definir o público alvo de uma postagem é muito importante e já impulsiona os resultados, mas para aproveitar todo o potencial que esse tipo de marketing oferece é preciso diversificar suas estratégias e campanhas.
As inúmeras formas de segmentação permitem conhecer os hábitos e interesses de nichos muito específicos, ampliando sua capacidade de divulgar cada produto e cada serviço para consumidores escolhidos a dedo. Diversificar as estratégias e aprender com o resultado de cada tipo de campanha diferente é o segredo para aproveitar tudo que essa revolução no marketing pode oferecer para você e o seu negócio.
Mas a maioria dos pequenos e médio negócios ainda não tem pessoal capacitado para realizar esse acompanhamento e utilizar todo o potencial dos anúncios do Facebook. Além de conhecimento e experiência a tarefa requer tempo e isso pode ser um problema para empresas, autônomos e empreendedores. Por isso contratar uma agência de marketing digital pode sair mais barato e trazer mais resultados do que você pensa.
Se você e seu negócio já entraram ou estão entrando no mundo digital, nós da Agência Goma podemos potencializar essa nova experiência. Nosso trabalho é feito de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.
Poupe seu tempo e os custos de designar funcionários para cuidar das redes sociais e tenha assistência profissional para aproveitar todo o poder que esse novo universo digital oferece. Podemos criar juntos estratégias que ajudem a potencializar o seu negócio e atrair mais clientes. Entre em contato!