29 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

por | Marketing Digital

Aplicar estratégias e dicas de marketing digital para pequenas empresas nunca foi tão necessário quanto neste momento.

A pandemia do Covid-19 acelerou mudanças de costumes, de hábitos e de mercado.

Posicionar sua micro e pequena empresa no mercado digital não é mais um diferencial, é uma questão de sobrevivência.

Os empreendedores que não se adaptarem a nova realidade não conseguirão sobreviver.

Portanto, você precisa começar a alavancar a presença digital do seu negócio.

Pois seu concorrente está fazendo. As pequenas empresas que estão sobrevivendo também.

Quem vai ficar de pé já entendeu que o caminho é digital.

Não tem mais volta. É hora de começar a aplicar as estratégias e dicas de marketing digital para a sua pequena empresa.

Afinal, há muitas oportunidades de crescimento na internet para o seu negócio.

Uma simples campanha de anúncio no Facebook e no Instagram pode gerar milhares de reais em vendas.

Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: suas ações e estratégias podem ser facilmente escalonáveis conforme o resultado.

Mas você deve estar se perguntado: como adotar as melhores estratégias e dicas de marketing digital para pequenas empresas sem ter os grandes orçamentos das empresas grandes.

Por isso, montamos esse guia completo com as 29 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas alavancarem seus negócios sem gastar muito.

Pode pegar o bloquinho de notas e começar a anotar.

Dicas de Marketing digital para Pequenas Empresas | Fase de Planejamento

1ª Dica | Invista em Educação e Conhecimento

Planejar uma estratégia de marketing digital para a sua pequena empresa exige muito conhecimento. Por isso, uma das principais dicas é sempre investir em educação. Seja a sua própria ou a dos seus funcionários.

É fundamental que você e sua equipe estejam sempre se aprimorando, estudando e se atualizando sobre o mercado digital. Hoje em dia diversas plataformas oferecem cursos gratuitos sobre o mercado digital.

O próprio Facebook e o Google têm suas plataformas. Outra que recomendamos é a Universidade Rock Content.

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2ª Dica| Planeje-se

Tire um tempo para estudar e analisar quais e quanto de recursos você precisará investir no projeto de marketing digital.

Você vai ter ajuda de alguém? Vai precisar treinar funcionários? Ou terceirizar serviços? Quanto a sua pequena empresa tem disponível para o orçamento de marketing digital?

Ter definido o orçamento disponível da sua empresa para investimento no marketing digital e definir quem será responsável pelo projeto são ações fundamentais para começar a montar as suas estratégias.

3ª Dica| Defina Metas Smarts

Como definir e alcançar suas metas SMART 8 1024x682 - 29 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Definir metas Smarts (veja o que são metas Smarts) é fundamental para você se orientar e decidir onde concentrar os seus esforços, onde gastar o seu dinheiro e quais estratégias seguirAlém disso, são essas metas que vão definir o sucesso da estratégia de marketing digital da sua pequena empresa.

Por exemplo, se você tem um baixo orçamento, é preciso gastar a maior parte de seu tempo promovendo vendas. Curtidas, seguidores e tráfego ajudam, mas apenas se o seu negócio estiver de pé, vendendo e crescendo.

Portanto, defina exatamente a sua meta para os próximos três a seis meses com o plano de marketing digital de sua pequena empresa.

Quer obter 50 novos clientes? Vender R$100.000 em sua loja?

Deixe claro, para que você possa atingir sua meta.

4ª Dica| Desenvolva uma planejamento estratégico

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Ter um plano de marketing e tão essencial quanto um plano de negócio.

É nessa etapa que você vai analisar o comportamento do seu cliente, reavaliar o seu público-alvo, definir sua persona e os canais de atuação, pesquisar o mercado externo e seus concorrentes, e traçar as suas estratégias e ações.

Comece analisando os dados internos da sua pequena empresa. Verifique sua base atual de clientes, os dados das suas redes sociais e site. Busque por padrões e informações que possam ser úteis para sua estratégia de marketing digital.

5ª Dica | Descubra quem é o seu cliente

Conhecer o seu cliente é fundamental para traçar qualquer estratégia de marketing digital da sua pequena empresa.

É preciso saber o que o cliente busca e quais são suas intenções.

A grande vantagem do marketing digital é que para fazer essas pesquisas não é preciso fazer muito esforço e nem investir muito dinheiro.

É possível encontrar diversas ferramentas que podem te ajudar na coleta desses dados sobre o que o seu potencial cliente busca, suas dúvidas e necessidades. Com isso você não perde tempo criando conteúdo sem utilidade.

Buscador do Google

Uma das principais ferramentas para saber o que seu cliente está procurando é o próprio Google.

Você já percebeu que quando começamos a escrever uma pesquisa no Google ele mostra outras variações que complementam a sua busca?

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Pois bem, essa função do Google está lhe dizendo o que as pessoas costumam buscar mais.

Por exemplo, nesse caso acima, para a busca “marketing digital para pequenas empresas”, encontramos o tema desse artigo que você está lendo, “Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas”, como sugestão do Google.

Ubersuggest

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Outra plataforma poderosa para análise do que o cliente da sua pequena empresa está buscando é o Ubersuggest. Em sua versão gratuita já é possível tirar vários insights e ideias de conteúdo e do interesse da sua persona.

6ª Dica | Conheça a Concorrência

Conhecer bem a sua concorrência é muito importante para que você possa definir estratégias de marketing digital que diferencie a sua pequena empresa da deles.

Analisar o que seus concorrentes fazem, seus pontos fortes e fracos, o tipo de conteúdo que eles criam, vai te ajudar na hora de tomar as suas decisões e escolher quais estratégias seguir.

Muitas vezes é nessa pesquisa de concorrentes que você pode encontrar uma brecha de atuação no seu nicho de mercado; verificar o que seus concorrentes não estão entregando e passar a atuar nesse ponto.

Portanto olhe as redes sociais, sites e tudo que estiver disponível dos seus concorrentes.

7ª Dica | Defina um cronograma de ações

Não importa o tamanho da estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, é fundamental ter um cronograma de ações bem estruturado.

Seja para um calendário de postagens nas redes sociais, ou uma estratégia de Inbound Marketing, ou mesmo o lançamento de um produto.

Definir datas, prazos e os responsáveis por cada ação é essencial para ter resultados, avaliar as métricas e alcançar as metas.

Dicas de Marketing digital para Pequenas Empresas | Fase de Ação

8ª Dica | Invista nas Redes Sociais

As redes sociais são os canais mais baratos para se começar a investir no marketing digital da sua pequena empresa e ter retorno.

Afinal o cadastro é gratuito e cada vez mais elas estão presentes na vida das pessoas.

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Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin e agora o TikTok.

Com o seu público-alvo e sua persona definidos, você vai poder escolher em quais redes sociais atuar de forma mais eficiente.

Mas num geral, no Brasil, a maioria dos usuários ainda se concentram entre o Facebook e o Instagram.

Portanto ter uma página da sua pequena empresa no Facebook é fundamental, não importa qual o nicho do seu mercado.

Afinal, é também através do Gerenciador de Negócios do Facebook que você pode criar campanhas de anúncios no Instagram, além de integrar com o Whatsapp Business.

O Instagram é outra rede essencial, além de ser uma das que mais cresce no mundo. Ter um perfil profissional da sua pequena empresa por lá também se tornou fundamental para a maioria dos negócios. Principalmente nos nichos de moda, alimentação e saúde.

Já o Linkedin tem sido a rede social do momento para pequenas empresas e autônomos que vendem produtos ou serviços no B2B. O crescimento da rede tem sido exponencial, e ela é um ótimo canal para desenvolvimento de uma marca pessoal para atrair novos clientes para o seu negócio.

Caso sua empresa atue na área de conteúdo, notícias e informações o Twitter também pode ser um ótimo canal, principalmente se o seu negócio não tiver fronteiras geográficas.

Portanto, é hora de começar a marcar presença nas redes sociais. Interaja com seus clientes, conte a história da sua marca e tente não oferecer os produtos o tempo inteiro. Isso faz com que os clientes se sintam valorizados e comecem a interagir, tirar dúvidas, etc.

Se você precisar de ajudar para montar e gerenciar uma estratégia eficiente de marketing de redes sociais, entre em contato. Juntos podemos traçar o melhor caminho para o seu negócio.

9ª Dica | Liste seu negócio no Google

Quando falamos de marketing digital para negócios locais podemos afirmar literalmente que se você não registrou a sua empresa no Google, você não está no mapa.

Mas não se desespere. Para colocar o seu negócio local no mapa é muito fácil. Basta acessar o Google Meu Negócio e criar o seu cadastro gratuitamente.

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O Google usa esses cadastros para disponibilizar os resultados nos mapas e locais pesquisados.

E posso te falar uma coisa?

As oportunidades de venda que vem desses resultados não são poucas.

10ª Dica | Invista em um bom design

Em qualquer estratégia de marketing digital um bom design faz toda a diferença. Seja para a criação de artes gráficas para redes sociais, ou para o desenvolvimento de um site ou um aplicativo, ou mesmo para a criação de um logotipo e de uma identidade visual.

Portanto, caso seu orçamento permita, separe uma parte dele para melhorar o design da comunicação da sua pequena empresa na internet.

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Caso você não tenha dinheiro para contratar um designer, hoje em dia é possível encontrar várias plataformas e ferramentas com templates pré-prontos que facilitam a criação de artes, vídeos e até site, como é o caso do Canva, usado para artes e vídeos gráficos.

11ª Dica | Branding: Consolide a marca no mercado

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala é importante que você imponha a sua presença no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Você precisa começar a pensar não só na identidade visual do seu negócio, mas também no Branding da sua empresa. É preciso criar ações que deixem uma marca, que façam a sua empresa ser lembrada.

Bons exemplos de ações e estratégias de branding são promoções exclusivas para clientes, brindes de aniversário, sorteios, clubes de vantagens, entre outros. Use a criatividade, mas caso precise de ajuda para pensar e estruturar campanhas de branding, pode contar com a gente. Veja como atuamos e peça um orçamento.

12ª Dica | Tenha um site

Ter um site profissional é essencial para toda micro e pequena empresa que queira existir na internet.

Não importa qual o nicho do seu negócio, desenvolver um site com um bom design, com um layout fluido e otimizado para dispositivos móveis e para os mecanismos de busca, só tem a ajudar no fortalecimento da marca da sua empresa.

Seja uma página institucional, um portfólio ou uma loja virtual, o site sempre será o cartão de visitas da sua empresa no mercado digital.

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E o melhor de tudo é que com todas essas novas plataformas com templates pré-moldados, como Wix, WordPress e Shopify, mesmo que você não consiga desenvolver o site sozinho é possível terceirizar a criação de um site por preços bem acessíveis, mesmo para o desenvolvimento de lojas virtuais.

Por exemplo, sites institucionais otimizados variam entre R$ 800,00 a R$ 1.500,00.

Já as lojas virtuais começam em um valor de R$ 2.500,00 e variam de acordo com a quantidade de produtos e integrações necessárias.

Caso você tenha interesse, veja como funciona o projeto de desenvolvimento de site aqui na agência Goma Digital e peça um orçamento.

13ª Dica | Construa uma lista de e-mails

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O e-mail marketing não está morto. Pelo contrário, ele ainda está muito vivo e gerando muitos negócios. A questão é saber usar.

A verdade é que uma lista de e-mails é uma das formas mais eficazes de promover sua pequena empresa, principalmente se o seu negócio for online.

E o melhor é que não exige muito tempo ou dinheiro para ser feita.

Através de uma lista de e-mail você pode se relacionar com seu cliente, criar promoções e ofertas exclusivas para ele, além de conhece-lo melhor.

Se quiser uma opção grátis, você pode começar com o MailChimp. Você não precisará pagar um centavo pelos seus primeiros 2.000 leads.

14ª Dica | Comece um Blog

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Ter um blog é essencial para a sua pequena empresa ter um canal próprio para divulgação do seu conteúdo, criar autoridade em seu nicho de mercado e conquistar novos clientes.

Essa estratégia de médio a longo prazo, se for bem desenvolvida, com foco em SEO, é uma das melhores formas de marketing digital para sua pequena empresa não ficar presa às taxas de engajamento das redes sociais e à compra de mídia paga.

15ª Dica | Crie conteúdo relevante

Mesmo que você não vá fazer um blog para a sua empresa, criar conteúdo relevante para a sua persona tem que ser sempre a sua missão.

Afinal, atualmente, os clientes estão sempre consumindo conteúdo. Seja para lazer, trabalho estudo ou diversão. Conseguir criar e oferecer um conteúdo de relevância pode ser uma maneira de atrair as pessoas para o seu negócio, seja no blog ou nas redes sociais.

16ª Dica | Tenha um calendário editorial de conteúdo

Saber sobre quais temas abordar ao criar o conteúdo para seu cliente é muito importante para não ficar perdido numa estratégia de marketing de redes sociais e no desenvolvimento de um blog.

Definir uma constância de postagens e publicações é fundamental para você educar o seu cliente, manter ele sempre atualizado e reforçar a sua marca no mercado.

17ª Dica | Utilize vídeos para promover seu conteúdo

Atualmente, o conteúdo em vídeo é a forma de conteúdo online que mais cresce.

Porém, eu sinto que a maioria das pequenas empresas estão relutantes em começar a usar vídeos porque pensam que a produção precisa ser perfeita.

Nada poderia estar mais longe da verdade.

De acordo com o Sprout Social, a honestidade é a característica nº1 que os consumidores buscam em marcas nas redes sociais no momento.

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Logo, não se preocupe se os vídeos parecerem caseiros. Isso pode ajudar!

Então se você ainda não produz vídeos para sua pequena empresa é hora de começar. Pegue o celular e comece a fazer algumas gravações para mostrar o seu produto e/ou serviço.

Dicas de Marketing digital para Pequenas Empresas | Fase de Tração

18ª Dica | Faça sorteios pelas Redes Sociais

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Os sorteios e concursos são sempre estratégias com grande potencial de gerar engajamento e leads.

Para começar, você precisa saber que no Brasil os sorteios e concursos pela internet só são permitidos se forem registrados na Caixa Federal.

O registro é feito pelo próprio site da Caixa e você paga uma taxa e acordo com o valor do prêmio sorteado. Nesse link aqui você consegue ver todas as informações necessárias para fazer o registro.

Quanto ao sorteio em si, se você já estiver ciente de como funciona, as possibilidades são infinitas. A opção mais fácil é sortear um produto gratuitamente.

Ele pode ser algo que você produza ou uma recompensa relacionada. O que quer que você escolha, certifique-se de que esteja conectado com a essência de seu negócio.

Ofereça produtos relacionados, mesmo que sejam pequenos. Pequenas recompensas, como um cupom de R$ 50,00 ou um teste grátis de um mês, podem trazer enormes quantidades de tráfego novo, leads e clientes.

19ª Dica | Não venda apenas produtos, e sim benefícios

Depois que o cliente já conhece a sua marca é hora de construir fidelização. Afinal, é muito mais fácil vender para quem já conhece seu produto/serviço do que conquistar um novo cliente.

Por isso é fundamental que a sua pequena empresa tenha um atendimento de pós-venda.

O cliente deve ter a melhor experiência possível e satisfação com o seu produto.

Outra ação que gera muito valor é criar ações com benefícios.

Por exemplo: oferecer um desconto no mês de aniversário do seu cliente, ou criar um cartão fidelidade que a cada 10 compras o cliente ganha um desconto. As possibilidades são imensas e geram bastante resultado.

20ª Dica | Promova suas melhores publicações do Facebook e do Instagram

Uma das maneiras mais fáceis e simples de começar anunciando no Facebook e Instagram e gerar resultados é impulsionando suas melhores publicações.

Se você já usa essas redes sociais, deve ter percebido que elas te informam quais as publicações estão tendo bastante engajamento.

Publicações que possuem uma taxa de 80% de engajamento maior que seus outros posts podem e devem ser impulsionados. Com R$ 10,00 por dia já é possível ter um bom retorno em uma campanha de anúncio e alcançar novos fãs.

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Caso você queira saber mais sobre os anúncios no Facebook e Instagram, leia nosso artigo 5 Dicas para Criar Anúncios de Maneira Eficiente.

21ª Dica | Crie e promova iscas digitais

A isca digital é uma das estratégias mais eficazes de promover a sua pequena empresa na internet.

A ideia é simples.

Você oferece um conteúdo, oferta ou promoção gratuita em troca do contato do usuário. Ou seja, é uma das melhores maneiras de montar a sua lista de e-mail ou mesmo do Whatsapp, para depois se relacionar com ela.

Essa estratégia é muito adotada pelos negócios online. Em geral as empresas oferecem algum E-book, vídeo aula, ou webinário gratuito em troca do contato do usuário.

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Porém mesmo que o seu negócio não seja online, você também pode utilizar essa tática. Basta você criar um cupom de desconto em sua loja e oferecer ele em troca do cadastro do usuário em seu sistema.

Pronto! A partir daí você poderá começar a se relacionar com ele através do e-mail ou Whatsapp.

22ª Dica | Peça por avaliação e depoimentos para usar como Prova Social

Um dos principais fatores que influenciam uma decisão de compra são as avaliações e depoimentos de outros clientes.

Mesmo que você não possa controlar o que seus clientes dizem sobre a sua marca, você pode pedir aos clientes satisfeitos que publiquem uma avaliação sobre o seu negócio.

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Essa avaliação pode ser no Google Meu Negócio, no Facebook, em algum marketplace ou em seu próprio site ou loja virtual. Tudo depende de onde a sua pequena empresa está presente.

Primeiramente você deve mandar um e-mail para seus clientes recentes (especialmente para aqueles que você sabe que curtiram o que você tem a oferecer), encorajando-os a publicar uma avaliação.

Caso você tenha uma loja física, outra tática que você pode usar é fazer uma foto com seus clientes mais fiéis assim que eles realizarem uma compra e pedir para publicá-la nas redes sociais.

Afinal, expor a satisfação dos seus clientes é a forma mais persuasiva de encorajar os outros a comprarem de você.

23ª Dica | Dê voz ao seu público e faça pesquisas

Ouvir o seu cliente é uma das melhores maneiras de descobrir como a sua pequena empresa pode melhorar. Portanto, promova pesquisas para ouvir a opinião deles.

Você pode fazer isso através de plataformas como o Survey Monkey, o Google Forms ou a sua própria plataforma de e-mail marketing.

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Outra maneira mais simples é fazer perguntas em suas postagens nas redes sociais e pedir para o seu público responder nos comentários ou nos stories.

Se a sua pequena empresa é um negócio local, outra boa forma de fazer essa pesquisa é pedir para as pessoas que comprarem na loja responderem.

Você pode inclusive oferecer um cupom de desconto ou um brinde para quem responder a sua pesquisa, de forma a incentivar mais gente a participar.

24ª Dica| Recorra a influenciadores

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Atualmente o mercado de influenciadores digitais se espalhou para todos os nichos e cidades do país. Portanto até em cidades pequenas do interior é possível mapear e encontrar micro influenciadores digitais.

E sabe o que é melhor? O marketing de influenciadores é um mercado que dá para começar gratuitamente ou com um baixo valor.

Muitos desses micros influenciadores digitais estão começando a sua carreira e trabalham como forma de permuta. É possível encontrar perfis entre 10 a 30 mil seguidores que ainda aceitam permuta.

Mas vale lembrar que você precisa entregar valor antes de pedir por qualquer coisa em troca.

É preciso primeiro criar um relacionamento para mostrar a eles a vantagem de se associarem a sua marca.

Dicas de Marketing digital para Pequenas Empresas | Fase de Escalonar

25ª Dica | Construa parcerias com outras marcas

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Firmar parcerias com outras empresas do seu mercado é uma estratégia muito eficiente para atrair novos usuários e clientes. Ao criar uma rede de parceiros digitais é possível desenvolver ações em conjunto de forma a alavancar ambos os negócios.

Portanto, procure parceiros no seu nicho de mercado que possam complementar as necessidades do seu cliente. Proponha a ele uma parceria. Pense em ações conjuntas. Pode ser um sorteio onde ambos irão dar algum produto e/ou serviço para ser sorteado.

Ou mesmo uma troca de compartilhamentos e publicações de postagens e artigos.

26ª Dica | Metrifique o Retorno do marketing

A maior vantagem do marketing digital é a possibilidade de você calcular com bastante precisão o retorno dos seus investimentos.

Através das métricas das ferramentas de redes sociais, anúncios, site e vendas, é possível definir os efeitos esperados e tomar as melhores decisões para alcançar os resultados.

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Portanto, ter uma planilha bem organizada comparando dados, objetivos de estratégias e os resultados obtidos é essencial.
Todas as ferramentas digitais possuem relatórios, então use-os e monte a sua própria planilha.

27ª Dica | Preze sempre pelo atendimento de qualidade

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O atendimento de qualidade tem que sempre ser a máxima da sua pequena empresa, e isso também vale para as estratégias de marketing digital.

Afinal, ao criar a presença digital do seu negócio, você está abrindo novos canais de comunicação com o seu público. É uma extensão da sua empresa.

Portanto o atendimento tem que ser de qualidade. Não adiantar ter redes sociais, site e blog se você e sua equipe não respondem os comentários e as mensagens que surgem por esses canais.

28ª Dica | Não centralize

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É normal o pequeno empreendedor que está começando a presença digital do seu negócio centralizar todas as tarefas em cima de si.

Mas é preciso lembrar que o marketing digital abre milhares de possibilidades de estratégias e consequentemente ações e tarefas.

E para você conseguir aplicar as estratégias e dicas de marketing digital para pequenas empresas de forma consistente é preciso de gente e tempo

Portanto, se você deseja escalonar o seu negócio na internet, é fundamental que você contrate ou terceirize uma equipe de marketing digital para a sua pequena empresa.

Com a equipe certa será possível aplicar e testar diversas estratégias e dicas para encontrar os canais e caminhos mais eficientes.

Caso você queira saber mais sobre terceirização de serviços de marketing, veja nosso artigo sobre Como Contratar uma Agência Digital Ideal.

29ª Dica | Tenha consistência

Qualquer estratégia de marketing digital exige tempo e consistência para se ter resultados. Não adianta aplicar as estratégias e dicas durante 1 mês e depois parar.

Você precisa criar um padrão e manter uma constância de pelo menos 6 meses a 1 ano para começar a ver os resultados de forma clara.

Conclusão – Consultoria com Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Aplicar boas estratégias e dicas de marketing digital para pequenas empresas não precisa custar caro.

Basta que o plano estratégico seja eficiente e escalonável.

Caso você precise de ajuda para montar um planejamento estratégico de marketing digital e alavancar a sua pequena empresa entre em contato.

Além de pacotes completos de gestão de marketing, também oferecemos uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas.

Em 30 dias analisamos o mercado digital da sua empresa, definimos a sua persona, montamos a lista de palavras-chave de interesse do seu cliente, desenvolvemos um planejamento estratégico e montamos um cronograma trimestral de ações, métricas e metas a serem acompanhadas.

A partir daí você saberá exatamente o que fazer e onde começar a investir o dinheiro da sua pequena empresa de forma eficiente para ter resultados com o marketing digital.

Se quiser saber mais sobre nossa consultoria, entre em contato. Aproveite que estamos com uma super promoção para ajudar os pequenos empresários a sobreviverem durante esse período de pandemia.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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