Por que criar o site da sua pequena empresa?

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A criação de sites para pequenas empresas já deixou de ser um diferencial, hoje em dia é uma necessidade. Não importa o segmento e tamanho do seu negócio, se a sua empresa não possui um site próprio você está perdendo clientes e vendas.

Afinal, atualmente a internet é o maior meio de comunicação e interação existente. Para você ter uma ideia, no Brasil são mais de 134 milhões de usuários de internet. É mais da metade da populaça acessando, interagindo e usando a internet.

E uma coisa é certa: hoje em dia grande parte das decisões de compra da população começa na internet. Seja através de uma pesquisa no Google ou uma foto no Instagram.

Portanto, a criação de site para pequenas empresas é uma ótima alternativa para divulgar o seu negócio e tornar sua marca conhecida. Ter um site bem desenvolvido é uma estratégia eficiente que ajuda os seus clientes a encontrarem seus produtos e serviços com mais facilidade.

E ainda tem mais! Com diversas plataformas no mercado, hoje em dia é possível criar um site para a sua pequena empresa com um investimento muito baixo se comparado a outras ações de publicidade e divulgação. E quando o site é bem desenvolvido e planejado, ele gera frutos constantes para o seu negócio.

Mas nesse mar de plataformas, anúncios e divulgação de criação de sites para pequenas empresas, como escolher a melhor ferramenta e serviço para o seu negócio?

Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber para criar o site da sua pequena empresa.

Nesse artigo você vai encontrar:

Por que criar um site para a sua pequena empresa?

Como já falamos acima, hoje em dia a internet é uma das principais formas de divulgação e interação existentes. Mas além disso, há vários outros motivos para você criar o site da sua pequena empresa. Fizemos abaixo uma lista com os 7 benefícios da criação de sites para pequenas empresas, dá só uma conferida.

7 benefícios da criação de sites para pequenas empresas

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1 – Alternativa barata à publicidade tradicional

A internet trouxe a democratização da mídia. Antes, somente as grandes empresas podiam divulgar seus serviços em massa pela TV e pelas rádios. Com o desenvolvimento da internet, das ferramentas digitais, dos softwares, dos sites e das redes sociais, divulgar a sua pequena empresa se tornou muito mais barato e ao alcance de pequenos empreendedores.

Se comparado a uma campanha de rádio, tv, e às vezes até mesmo a um outdoor, a criação de site para pequenas empresas é muito mais barato e eficiente.

2 – Terreno Próprio

Um dos grandes mitos do marketing digital é achar que por causa das redes sociais, o site não é mais necessário. Afinal, ter um perfil comercial no Instagram e Facebook é gratuito, e muito mais fácil do que criar um site para sua pequena empresa.

Mas aí que está o diferencial. Ao se ter um site próprio você está construindo a sua marca e sua audiência em um terreno próprio. As redes sociais são terrenos alugados. Elas não são da sua pequena empresa. Há qualquer momento o Facebook pode alterar o algoritmo ou mesmo te bloquear sem você poder fazer nada.

Já se você tiver um site e educar seus clientes a entrarem nele para ver as novidades, o controle estará na sua mão. Você poderá mostrar a eles o que você quiser. Novos conteúdos, ofertas exclusivas, produtos e serviços e por aí vai.

3 – Mais credibilidade para a sua pequena empresa

Outro ponto muito importante para a criação de site para pequenas empresas é o ganho de autoridade e credibilidade. Ter um site bem desenvolvido e seguro, além de criar um novo canal com seu consumidor, também agregará valores a sua marca e negócio.

Quem nunca desconfiou de uma empresa que não tem um site?

Isso é normal! O site passa profissionalismo para a sua pequena empresa.

4 – Destaque da Concorrência

Criar um site exclusivo e personalizado para a sua pequena empresa também é uma das melhores maneiras de se destacar da concorrência. Através dele é possível oferecer experiências únicas e personalizáveis para seus clientes, além de captar contatos e dados sobre seu usuário.

5 – Maior comodidade para o cliente

Um dos principais objetivo da criação de site para pequenas empresas é oferecer maior comodidade aos seus clientes. O site facilita que os seus clientes encontrem seus produtos e serviços, obtenham mais informações e entrem em contato.

6 – Aumento da conversão de clientes

O principal benefício de criar um site para a sua pequena empresa é gerar o aumento da conversão de clientes. Afinal, através da maior visibilidade e da maior comodidade oferecida aos usuários, a consequência esperada é o aumento do número de clientes.

7 – Mensuração de desempenho

Outra grande vantagem da criação de sites para pequenas empresas, é que através dele é possível mensurar o desempenho de acesso, conversões e vendas. Com as integrações corretas, você terá uma visualização completa dos dados para poder tomar as melhores decisões para o seu negócio.

O que você precisa saber antes de criar um site para a sua pequena empresa?

Criando sites para pequenas empresas Agencia Goma Digital 1 1024x536 - Por que criar o site da sua pequena empresa?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da criação de site para pequenas empresas, é hora de entender um pouco sobre como funciona o desenvolvimento de um site e como escolher a melhor plataforma para o seu negócio e seu objetivo.

Para começar, antes de criar um site para a sua pequena empresa, você tem que ter planejamento, até mesmo para saber que tipo de site você precisa e como contratar o melhor possível dentro do seu orçamento.

Conheça seus clientes

Como toda estratégia de marketing, o primeiro passo é conhecer o seu cliente. Você precisa definir através de sua base de clientes, ou por pesquisa de mercado, quem será o usuário ideal do seu site.

Caso você já tenha uma base de clientes, a dica é realizar uma pesquisa com eles para ouvir suas dores e entender como a criação do site da sua pequena empresa pode ajudar e facilitar eles a resolverem seus problemas.

No caso de você não ter uma base de clientes, use pesquisas da internet, e pensei qual será o público-alvo do seu site.

A partir dessa primeira pesquisa, você deve criar as Personas do seu site. Não vou me estender não explicação sobre o que é uma persona, mas resumidamente, personas são personagens semifictícios que representam seus clientes ideais. Para saber mais sobre personas, acesse esse artigo da Resultados Digitais.

Com o público-alvo e as personas determinadas, é hora de traçar metas e objetivos para o site da sua pequena empresa.

Determine um objetivo e meta para o site da sua pequena empresa

Definir o objetivo e as metas do site da sua pequena empresa é fundamental para determinar que tipo de site você precisa. Por isso é preciso saber o que você quer.

Você quer vender seus produtos pelo seu site? Ou só divulgar sua empresa?

Quem sabe oferecer uma plataforma para o seu cliente acessar seus vídeos e portfólio?

Ou mesmo um blog para criar conteúdo sobre seus serviços e produtos?

São os seus objetivos que irão determinar toda a criação do site da sua pequena empresa. É a partir deles que você vai saber que tipo de site você precisa, o tipo de servidor e qual plataforma usar.

Tipos de site

Institucional

A criação de sites institucionais para pequenas empresas é fundamental para promover sua marca, seus produtos e seus serviços. A principal função do site institucional é concentrar todas as informações da sua pequena empresa em um lugar, além é claro de atrair clientes, oferecer um novo canal atendimento e fortalecer a sua marca.

Loja Virtual

A loja virtual, ou e-commerce, é um site que permite executar todo o processo de compra e venda de produtos e serviços por meio da internet. Através do e-commerce o cliente pode escolher os produtos/serviços, selecionar modelos, modo de entrega e realizar o pagamento. Enquanto você pode acompanhar e gerenciar todos os pedidos, o estoque e a entrega.

Landing Page

As landing pages são páginas de um site que possuem um único e claro objetivo, fazer o usuário tomar uma ação. Ou seja, uma vez dentro dessa página o usuário só possui um único destino, ele só poder tomar uma ação: seja comprar um produto/serviço, se cadastrar numa lista de e-mail ou mesmo entrar em contato pelo Whatsapp. Tudo vai depender do objetivo da sua pequena empresa e sua estratégia.

Blog

O blog é um tipo de site ideal para a publicação de conteúdo, artigos, postagens e publicações. Atualmente é uma das principais ferramentas utilizada em estratégias de Marketing de Conteúdo. Como uma estrutura bem intuitiva, os blogs permitem uma atualização rápida de conteúdo e publicações.

Plataformas para criação de sites para pequenas empresas

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Agora que você já viu os principais tipos de site para pequenas empresas, vamos falar sobre as principais plataforma de criação de sites existentes.

WordPress

O WordPress atualmente é a plataforma de criação de sites mais popular do mundo. Segundo pesquisas da w3Techs, 39% dos sites da internet são criados em WordPress.

Basicamente, o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System) que surgiu em 2004 como uma plataforma para blogs. Desde sua criação o WordPress passou por transformações incríveis. Hoje em dia o projeto é desenvolvido, gerenciado e mantido por uma comunidade composta por milhares de membros no mundo.

Não é à toa que atualmente é a plataforma mais usada para criação de sites, seja para uma empresa pequena ou mesmo para grandes empresas e lojas virtuais. Atualmente o WordPress lidera em todos os segmentos de site.

Wix

O Wix é uma “plataforma self service” que te permite montar sites do zero, usando templates prontos ou personalizados. É possível incluir texto, imagens, botões, músicas, vídeos e slideshows. É uma das soluções mais baratas para montar um site, porém, geralmente o resultado é um site amador e cheio de bugs.

Devido a certas limitações, o Wix não tem recursos para boa indexação no Google ( SEO ), você provavelmente não será encontrado pelos seus clientes, o que vai gerar um fraco resultado comercial da sua empresa na web.

Se você deseja resultados concretos, então o site de sua empresa não pode parecer amador e precisa estar bem posicionado no Google. Para uso profissional, se você puder, fuja do Wix. Ele só serve como um quebra galho inicial.

Shopify e Loja Integrada

O Shopify e a Loja Integrada são alguns dos principais exemplos de plataformas de e-commerce. Eles possibilitam que você gerencie de maneira eficiente e barata todo o processo de uma loja virtual. A Loja Integrada, inclusive tem um plano gratuito.

Ambas plataformas são boas opções para quem está começando uma loja virtual, principalmente se você não quer contratar um webdesigner. Porém vale a pena ressaltar que para conseguir resultados profissionais usando o Shopify ou a Loja Integrada, é necessário muito tempo de aprendizado ou a contratação de um designer para personalizar o layout do seu site e configurar todas as funções e integrações.

Como escolher a melhor plataforma de criação de sites?

Atualmente é difícil competir com o WordPress, sendo ele a melhor plataforma de criação de site para pequenas empresas. Através dele você pode desenvolver qualquer tipo de site profissional, além de ter acesso a toda uma comunidade online de tutoriais, dicas e profissionais que podem te ajudar na criação e desenvolvimento do site da sua pequena empresa.

Por isso, a gente aqui da agência Goma Digital, sempre recomendamos o uso do WordPress. Através da plataforma você pode ir sempre desenvolvendo e aprimorando o site da sua pequena empresa.

Porque contratar uma agência para fazer a criação do site da sua pequena empresa?

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Ter um profissional de webdesign para criar o site da sua pequena empresa é fundamental para desenvolver um projeto profissional que vá trazer resultados para o seu negócio.

Afinal, de nada adianta ter um site se ele não é funcional, atraente, e encontrado pelos seus clientes. Sem um desenvolvimento profissional, é muito pouco provável que o seu site vá ser encontrado e utilizado por seus clientes. Se você quiser saber mais sobre como contratar uma agência digital, acesse nosso post.

Quanto custa a criação de sites para pequenas empresas?

A pergunta que não quer calar: quanto custa criar um site para minha pequena empresa?

O custo de um site depende e varia de acordo com a quantidade de páginas e informações, o design do layout, as integrações e ferramentas que serão usadas, entre outras variáveis.

Mas para você ter uma ideia, colocamos abaixo alguns valores médios da criação de site para pequenas empresas desenvolvidos em WordPress que praticamos aqui na nossa agência.

  • Site Institucional – a partir de R$ 1.200,00
  • Loja Virtual – a partir de R$ 3.500,00
  • Blog – a partir de R$ 800,00
  • Landing Page – a partir de R$ 1.000,00

Portanto, planejar, pesquisar e definir os objetivos do site da sua pequena empresa, é fundamental para não gastar dinheiro em um formato e plataforma que não irá trazer resultado.

Aqui na agência Goma Digital, nosso processo de criação de site para pequenas empresas te ajuda a estruturar o seu planejamento e estratégia. Juntos iremos estudar o seu negócio, definir a sua persona e criar um site atraente, exclusivo e profissional para a sua pequena empresa.

Para saber mais informações, acesse a nossa página e entre em contato pelo nosso Whatsapp ou nos mande um e-mail.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Fundador da Goma Digital

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