O marketing digital para pequenas empresas e comércios locais não é mais uma opção e sim uma necessidade.
E isso também vale para profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos, personal trainers, entre outros.
Porém, por incrível que pareça, em pleno 2018 ainda existem pequenas empresas que ainda não existem na internet. Parece que elas estão vivendo ainda na era analógica. Muitas não possuem nem o básico de presença digital.
Talvez isso ocorra pelo fato de que muitos pequenos empreendedores ficam em dúvida se é possível ter resultados com a internet. Se é possível atrair mais clientes para sua pequena empresa com estratégias de marketing digital.
Como resultado, é muito comum ouvi-los dizendo: “É muito complicado”, “É muito caro” ou então, “Isso é só para loja grande”.
Talvez você seja um desses empreendedores.
Ou talvez não. Talvez você saiba o real poder do marketing digital para sua pequena empresa, mas só não sabe por onde começar.
Então certamente você está no lugar certo!
Logo, continue lendo para saber mais sobre:
- Marketing Digital x Marketing Convencional
- Porque Investir no Marketing Digital da sua Pequena Empresa?
- Benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas
- 5 Dicas para começar o Marketing Digital da sua Pequena Empresa
- Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas
- Quanto Custa Investir no Marketing Digital da sua Empresa?
- Porque investir num trabalho profissional de Marketing Digital para a sua Pequena Empresa?
- Como contratar uma Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas?
Marketing Digital x Marketing Convencional
Primeiramente, é importante frisar que o marketing digital, independentemente de se passar na Internet, não deixa de ser marketing.
Os princípios são praticamente os mesmo, mas adaptados ao universo online. Porém, o poder da internet trouxe mudanças consideráveis nas estratégias de marketing digital. Veja as 5 principais mudanças:
1) Interatividade:
Enquanto a comunicação com o cliente no marketing tradicional é de forma unilateral através do SAC e outros canais de atendimento. No marketing digital a comunicação entre os consumidores e empresas é de forma bilateral e instantânea, através da internet. Portanto, o marketing digital revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.
2) Segmentação:
Outra vantagem do marketing digital está na segmentação do público-alvo. Diferentemente do marketing tradicional, na internet é possível criar campanhas e estratégias voltadas para um público bem específicos.
Além disso, o marketing digital tem um poder de alcance global. Enquanto que as campanha de marketing tradicional sofrem com limitações geográficas.
3) Velocidade:
No marketing tradicional é preciso investir bastante tempo para pensar nas estratégias, desenvolver as ações necessárias e aplicá-las. E se caso a estratégia dê errado, começar tudo do zero é muito trabalhoso.
Já no marketing digital, tudo é imediato! Afinal, tudo na Internet funciona na velocidade de um clique.
Como resultado, você consegue realizar teste com diferentes estratégias de marketing, para diferentes públicos. E tudo muito mais rápido do que na mídia tradicional.
4) Linguagem:
Por causa da falta de interatividade entre consumidor e empresa, a comunicação no marketing tradicional é sempre mais formal. É muito comum o uso de frases longas e explicativas.
Já na internet é permitido o uso de uma linguagem mais descontraída e direta. Inclusive, podendo fazer uso de emojis, hashtags e gírias do seu público-alvo.
5) Mensuração:
A mensuração dos resultados de uma campanha no marketing tradicional pode ser bem complicada. Em comparação, no marketing digital é possível avaliar em tempo real os resultados de cada uma de suas ações. Além de poder acompanhar relatórios de métricas e conversões mensais.
Porque Investir no Marketing Digital da sua Pequena Empresa?
Não importa se o seu negócio é um salão de beleza, uma padaria, um restaurante ou um ateliê de costura. Ou até se você é um profissional liberal. Empresas e profissionais de todos os segmentos podem se beneficiar de estratégias de marketing digital.
Sites, páginas no Facebook, anúncios no Google, captação de e-mails, são formas eficazes de trazer novos consumidores para o seu negócio. E isso vale mesmo que o foco da sua empresa não seja a venda online.
Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um público que faz toda a diferença.
Afinal, querendo ou não, todos estão de alguma forma conectados na internet. Seja em seus computadores, smartphones, tablets, vídeo-games ….
É inevitável! A internet está por toda parte.
Além disso, para você ter uma ideia, hoje em dia 102 milhões de brasileiros estão no Facebook, é quase metade da população do país.
Portanto, certamente o público-alvo da sua empresa também está na internet. E com as estratégias certas de marketing digital, o seu negócio também pode se beneficiar e atingir um outro patamar.
Benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas
“Se a sua empresa não está no Google ela não existe”.
Essa é uma frase que eu gosto muito de comentar com meus amigos que também possuem pequenas empresas.
Claro que o Google é só uma das formas de a sua empresa ser encontrada na internet! Mas pensa comigo. Quando você precisa de algum produto ou serviço ou informação, onde você pesquisa primeiro?
E essa pesquisa no Google, vem sendo cada vez mais comum. Não só para realizar compras online, mas também para encontrar lojas, serviços e informações de um local determinado.
Consequentemente, muitas vendas se iniciam na internet. Seja por uma pesquisa no Google, através de um post no Facebook ou no Instagram, ou através de vídeos do youtube.
Porém, parece que muitos pequenos empresários ainda não perceberam isso. Não é a toa que você ainda vê muitos lojistas, prestadores de serviço e autônomos, investindo todo o dinheiro de marketing na mídia tradicional.
Não que panfletos, carros de som, outdoors, faixas e anúncios em jornais e rádios locais não funcione. Mas cada vez mais a mídia tradicional vai perder espaço para mídia online.
Cada vez mais, o seu potencial cliente vai realizar pesquisas na internet antes de fazer uma compra ou contratar um serviço.
Portanto, provavelmente para a grande maioria das pequenas empresas, anunciar nas mídias digitais é muito mais eficiente do que nas mídias tradicionais.
Veja o porquê.
Anúncios Mídia Tradicional x Anúncios Mídia Digital
Já imaginou investir em um outdoor e não pagar por mês, sendo cobrado apenas quando alguém do seu público-alvo visualizá-lo?
Ou como seria comprar um anúncio na rádio e saber exatamente quantas pessoas o seu anúncio alcançou? Quantas se envolveram? Ou até mesmo quantas pessoas compraram de você à partir desse anúncio?
Assim funcionam os anúncios pagos do Facebook e do Google! O seu sistema de segmentação de público e rastreamento de resultados permitem que você invista somente naquilo que realmente interessa.
Além disso, anunciando no Facebook você pode vender o seu peixe para muita gente. Atualmente mais de 102 milhões de usuários estão conectados no Brasil e as projeções são de mais e mais pessoas se conectando nos próximos anos.
Ou seja, qual audiência você acha que é maior: a rádio da sua cidade ou o Facebook na sua cidade? Fica a dúvida.
Mas enfim, a internet nos conecta com anunciantes o tempo todo. Além disso, na internet você consegue direcionar seu anúncio para o público-alvo específico. E também mensurar precisamente quantas pessoas seu anúncio alcançou e qual o seu retorno.
5 Dicas para Começar o Marketing Digital da sua Pequena Empresa
Finalmente! Chegou a hora! Não dá pra ficar fazendo os mesmos tipos de publicidade de 10 anos atrás. Está na hora de investir no marketing digital da sua pequena empresa.
Por isso, preparamos 5 dicas fundamentais para você começar a atrair mais cliente para o seu negócio com a internet.
1) Separe um Orçamento para Marketing Digital
Primeiramente, é sempre importante separar um valor bem definido para investimento em marketing digital. Um valor inicial bem definido ajuda a não comprometer o orçamento de sua empresa.
Assim, você pode avaliar os resultados que esse investimento está trazendo a sua empresa e descobrir se vale a pena aumentar o investimento ou mesmo mudar a estratégia.
Dessa forma, você evita grandes ações iniciais que podem consumir seu orçamento deixando sem recursos para mudanças de rumo.
2) Defina uma estratégia
Como já falei acima, para a maioria das pequenas empresas, atuar em todos as áreas do marketing digital é totalmente inviável. Portando, com o orçamento definido, é hora de definir uma estratégia a seguir.
Não é uma parte fácil, porém, quanto mais bem definido a estratégia, melhores são os resultados, ainda mais para orçamentos limitados. É preciso que todos os envolvidos nas ações de marketing digital estejam bem alinhados com as estratégias.
Afinal, é nesse momento que você e os profissionais envolvidos vão definir o público-alvo, a plataforma a ser utilizada, a linguagem que vai ser adotada, quantidade de inserções, orçamento de anúncios e muitas outras estratégias.
Mas é bom lembrar: toda estratégia deve ser sempre analisada, mensurada e alterada se preciso. Não é porque uma estratégia foi definida que ela deve ser sempre executada.
3) Estude ou Contrate uma Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Não basta ter uma página no Facebook ou no Instagram, ou até mesmo um site próprio para ter resultado com marketing digital. É preciso muito CONHECIMENTO. E quando falo de conhecimento, não estou falando só do conhecimento ferramental.
Criar um site, anunciar um post no Facebook, fazer uma arte bacana para rede social, são conhecimentos importantes, mas não são o que fazem a diferença.
Além de você precisar conhecer muito bem seu público-alvo, é preciso que você saiba criar estratégias de forma a envolver e engajar seu público transformando-o em um cliente e fã da sua marca.
Logo, isso exige muito tempo de estudo de estratégias de marketing digital, o que muitas vezes vale mais a pena contratar um profissional ou agência qualificada.
4) Tenha paciência
Os resultados do marketing digital não aparecem do dia para a noite. Ganhar audiência na internet requer muita paciência e um trabalho duro diário. É preciso traçar e testar estratégias e mensurar resultados.
O mais importante é a sabedoria para mudar as estratégias que não apresentem bons resultados. O trabalho de marketing digital requer persistência pois os resultados começam a aparecer a médio e longo prazo.
Após ganhar uma audiência fiel na internet, os resultados do marketing digital vão começar a aparecer.
5) Analise os Resultados
Finalmente, o mais importante do marketing digital para pequenas empresas é analisar os resultados. Você deve saber identificar o que está lhe ajudando e o que não está dando certo.
Portanto, é importante mensurar todas as ações para que elas sejam analisadas no futuro. Uma estratégia que não deu certo deve ser prontamente substituída. Assim como uma estratégia vitoriosa deve ser repetida.
Isso ajuda a economizar dinheiro e ser mais eficiente. Logo, sempre analise os seus resultados. E claro, sempre leve em consideração os números e gráficos para a tomar decisões.
Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Seja qual for o segmento em que a sua pequena empresa atua, certamente você precisa vender mais.
Na realidade, todos querem e precisam vender mais.
A vantagem do marketing digital é que de acordo com cada empresa, ou cada tipo de negócio, você adota estratégias diferentes para alavancar as vendas.
Para alguns negócios o Facebook é melhor. Para outros o Instagram funciona melhor. Assim como tem negócios que vivem de estratégias de posicionamento no Google, ou então no Youtube.
Enfim, de acordo com cada negócio e verba disponível, é possível desenvolver diferentes estratégias de marketing digital voltadas para pequenas empresas. Portanto, todas as empresas de qualquer tamanho podem sim ter sucesso com o marketing digital.
Quando desenvolvido da forma certa, as estratégias de marketing digital podem colocar sua empresa em patamares impossíveis se comparado ao marketing tradicional. Especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
Por isso, abaixo separamos 7 estratégias de marketing digital para pequenas empresas que realmente funcionam. Muitos de nossos clientes vem aplicando várias dessas estratégias e vem colhendo seus frutos.
7 Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas que Funcionam:
1) Coloque a sua empresa no mapa
Cada dia que passa, os consumidores tendem a buscar mais informações online antes de decidir onde fazer sua compra offline. Consequentemente, esta tendência só crescerá com o aumento dos smartphones.
Portanto, para que a sua empresa seja achada online, o primeiro passo pe fazer o cadastrado do seu negócio no Google Maps.
O cadastrado é totalmente gratuito e deve ser feito pelo Google Business. Assim, quando um usuário procurar a sua categoria de negócio na região onde a sua empresa estiver localizada, ele poderá encontrar o seu negócio com facilidade. Além disso, você também vai poder criar campanhas de anúncios no Google Ads para atrair mais clientes para a sua empresa.
2) Crie uma Página no Facebook
Atualmente são tantas redes sociais que estar presente em todas também se torna praticamente inviável. E como já falei, mais de 102 milhões de brasileiros compartilham informações no Facebook, quase metade da população do país.
Ou seja, muito provavelmente o seu público-alvo também vai estar no Facebook. Portanto, uma das principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas é criar e manter atualizada uma página profissional no Facebook. Você vai abrir um canal de comunicação muito potente com os seu clientes.
Você também pode atuar em outra rede social, mas se você tiver orçamento limitado e tiver que optar por só uma rede social, escolha o Facebook. Nós temos um post com um Infográfico com 5 Dicas para Você Bombar a sua Página do Facebook, vale a pena dar uma olhada.
3) Tenha um Número de WhatsApp para a sua Pequena Empresa
Estar disponível para responder perguntas e até mesmo efetuar reservas ou vendas pelo Whatsapp é uma função que muitos consideram amadora, mas é bastante eficaz. Divulgue esse atendimento como um diferencial da sua empresa. Mostre ao seu cliente que você tem mais um canal de atendimento, e convenhamos, não custa muito né!?
4) Crie Conteúdo de Qualidade
Criar conteúdo de qualidade é a melhor forma de conversar com o seu cliente. Com um bom conteúdo, provavelmente ele irá interagir com você buscando ainda mais informações sobre seu produto/serviço, seu mercado e até mesmo sobre a estrutura da sua organização.
Portanto, sempre produza conteúdo de qualidade e específico para o seu público-alvo. Você deve entender o que seu cliente quer ver, quais informações ele quer saber, o que ele gosta de assistir… O seu conteúdo deve ser interessante, útil e confiável para o seu público-alvo, e claro estar alinhado a estratégia de marketing digital da sua empresa.
5) Anuncie na Web
A grande vantagem da mídia digital é que tanto o Facebook Ads quanto o Google Adwords possuem ferramentas para fazer anúncios segmentados para o mercado local. Usando este recurso você poderá atingir exatamente as pessoas que estão na sua cidade ou no seu bairro e que podem comprar os seus produtos e serviços.
Com esta estratégia você consegue atingir o público certo, sabe exatamente quantas pessoas foram alcançadas e consegue mensurar mais fácil o resultado sobre o investimento. Para saber mais sobre anúncios no Facebook, veja nosso outro artigo sobre Como Anunciar de Maneira Eficiente no Facebook.
6) Escute o seu Cliente
Fique atento aos comentários e mensagens dos seus clientes. Se relacione com ele e procure entender a sua dor e como ajudá-lo. Sempre que possível, crie pesquisas e dê incentivos para ele responder formulários sobre a sua empresa, seu atendimento, seu produto, serviço…
Peça sempre um feedback. Além de ser muito importante para você estar sempre melhorando o seu produto/serviço, estudos mostram que indicações e comentários de outras pessoas, são as fontes mais confiáveis para os consumidores quando estão decidindo sobre comprar algo. Portanto divulgue seus feedbacks positivos.
Ouvir e se relacionar com seus clientes, são as melhores forma de criar conteúdo e estratégias focadas e pensadas diretamente no público final da sua empresa.
7) Crie um site com um blog
Ter um site para a sua pequena empresa já deixou de ser um diferencial, hoje em dia é uma necessidade. Nem que seja um site institucional para divulgar a missão, visão e valores da sua empresa, e as informações de contato.
Além isso, ter um site possibilita a criação de um blog integrado. Esse é o 1º passo para desenvolver estratégias avançadas de marketing digital para pequenas empresas.
Afinal, é no blog do seu site que você vai criar conteúdos relevantes para captar contatos de potenciais clientes e fidelizar os antigos. Dê numa olhada em nosso serviço de Web Sites e veja o que é possível desenvolver.
Executando as Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Agora você está pronto para colocar o seu negócio com tudo na internet.
Acredito que todas essas dicas mostraram que estratégias bem estruturadas de marketing digital para pequenas empresas podem trazer muito benefícios reais para qualquer tipo de negócio.
O marketing digital para pequenas empresas abre as portas para um mundo novo de oportunidades de negócios e conquistas de novos mercados.
Porém você tem que agir! O cenário de marketing digital para pequenas empresas é promissor, mas infelizmente alguns empresários ainda resistem à ideia de criar uma estratégia sólida na internet. O que talvez seja o seu caso.
Você pode argumentar que não tem estratégia de marketing digital simplesmente porque não conhece as técnicas e ferramentas necessárias.
Ou então dizer que não te sobra tempo para pensar em campanhas para a sua pequena empresa na internet.
Ou quem sabe argumentar que a sua empresa não tem orçamento para estratégias online.
Mas isso não é desculpa, ainda mais hoje em dia.
Quanto Custa Investir no Marketing Digital da sua Pequena Empresa?
Apesar de muitos empreendedores acharem que o investimento em marketing digital é caro, isso não é uma realidade. Se comparado com a mídia tradicional, a mídia digital ainda é bem mais barata.
Por exemplo: é possível começar a anunciar no Facebook com um mínimo de R$ 2,00 por dia e no Google com R$ 1,00 por dia. Além do que, quando falamos de marketing digital, estamos falando de vários tipos de estratégias. E claro que para muitas pequenas empresas, ter uma estratégia completa de marketing digital muitas vezes é inviável e desnecessário.
Você não precisa ter um site com um servidor poderosíssimo. Nem um blog com milhões de acessos, ou então uma lista e-mail marketing com milhares de contatos. Nem mesmo ter um perfil em todas as redes sociais é necessário para a sua pequena empresa ter benefícios com marketing digital.
Basta ter as estratégias certas e um bom gerenciamento. Isso é o bom da mídia digital! Você pode começar com pouco investimento e escolher atuar somente em alguns segmentos.
Criar uma página no Facebook, Instagram, ou um perfil no Google são grátis e só gastam tempo. O mesmo pode se dizer de manter as redes sociais da sua empresa ativa, só consome tempo e um pouquinho de criatividade.
Testar alguns anúncios no Facebook Ads e no Google Ads também são ações exigem mais tempo do que dinheiro. Já que ambas as ferramentas permitem você anunciar valores bem baixos.
Portanto, é só colocar a mão na massa.
Porque Investir num Trabalho Profissional de Marketing Digital para a sua Empresa?
Agora você já viu que não tem desculpas pra você não investir no marketing digital do seu negócio. Mas vale a pena investir num profissional ou agência especializada?
Tudo vai depender do resultado que você quer alcançar e do tempo que você tem disponível. Mas saiba de uma coisa: quanto mais profissional for o trabalho de marketing digital, mais retorno a sua empresa vai ter.
Quando se tem alguém ou uma agência especializada no assunto, os caminhos são mais curtos e mais assertivos. Logo, os resultados tendem a aparecer mais rápido e com retornos melhores.
Por exemplo: campanhas de anúncios no Facebook e Google bem desenvolvidas e direcionadas para o público certo, conseguem gerar bons resultados com investimentos entre R$ 200,00 a R$ 300,00 por mês. Essa é a prova de que o marketing digital para pequenas empresas pode gerar muito resultado com um baixo custo.
Porém, para muitas pequenas empresas a melhor solução é a terceirização do serviço de marketing digital (veja se está na hora de a sua empresa contratar uma agência digital). Dessa forma você consegue alcançar bons resultados gastando menos do que se fosse contratar funcionários para as funções.
Como Contratar uma Agência de Marketing Digital para Pequenas Empresas
Contratar serviços em design e marketing digital é sempre um grande desafio. Entender quais os melhores canais para investir, ou mesmo saber em qual agência confiar, não são tarefas fáceis.
Por isso, e por terem pouco entendimento na área, é comum as pessoas escolherem a agência pelo menor preço. Porém, essa não é uma forma inteligente em maximizar o seu custo benefício. Principalmente hoje em dia.
Com a ascensão da área digital, diversas agências estão surgindo. Qualquer um se julga um gestor de marketing digital, um designer ou um social media. Logo, a grande diferença entre as agências, está na qualificação de seus profissionais, na sua forma de trabalho e em suas experiências de mercado.
Logo, primeiramente você deve buscar referências sobre a agência ou profissional. Para isso nada melhor do que usar a própria internet e até mesmo falar com antigos clientes.
Se você quer mais dicas, dê uma olhada nesse artigo explicando o que você deve levar em conta para contratar uma agência de marketing digital ideal. Vale a pena a leitura!
E se você precisar de ajuda profissional, a Goma Digital é uma agência especializada em marketing digital para pequenas empresas. Temos um atendimento personalizado e projetos compatíveis com o seu orçamento e objetivos. Entre em contato.