9 Mitos sobre Marketing Digital!

por | Marketing Digital

Mitos na internet são bastante comuns, ainda mais quando se fala em marketing digital. Para quem está começando na área e está querendo criar estratégias online para o seu negócio, é muito mais fácil acreditar em alguns “boatos” do que procurar por dados e estudos que realmente comprovem a ideia ou teoria.

O marketing digital é uma área que está crescendo muito e mudando muito rápido. Logo, o que era verdade ontem, pode não ser amanhã, e por isso você deve estar sempre se atualizando.

Portanto, foi pensando nisso, que separamos 9 mitos de marketing digital que podem estar influenciando as suas ações online. Você precisa conhecê-los para ficar à frente da concorrência!

1) Marketing digital é só para grandes empresas

Esse é um dos maiores mitos que você pode ouvir sobre o marketing digital. A grande revolução da internet foi ter democratizado o acesso a meios de comunicações. Logo, isso fez com que a distância entre empresa e cliente, ficasse bem menor.

Pense comigo, antigamente, somente grandes empresas e negócios que podiam pagar, conseguiam alcançar uma grande audiência para o seu negócio. Com a internet e as estratégias de marketing digital, ficou muito mais fácil, barato e acessível, para as empresas conseguirem se comunicar com seu público-alvo, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar o alcance da marca. Portanto, hoje em dia, qualquer empresa, seja grande ou pequena, pode e deve se beneficiar do marketing digital.

Foi pensando nisso e procurando ajudar os pequenos negócios, que criamos esse outro artigo: “Marketing Digital para Pequenas Empresas: Por que você deve investir?“.

2) Marketing digital é caro

Se comparado aos outros meios e canais de comunicação e publicidade, uma estratégia de marketing digital, ainda é bem mais em conta. Porém, isso não faz com que um serviço bem planejado de marketing digital seja barato.

O ponto aqui é definir o que é preço, e o que é valor. Preço é o quanto você está pagando por um certo serviço. Já valor, é o quanto esse serviço te dá de retorno. Portanto, se você está pagando por um serviço, seja o preço que for, e ele não está te trazendo resultados, ele está sendo caro. Mas quando você paga por um serviço, e ele te traz os retornos que você esperava, isso deixar de ser um custo, deixa de ser caro, e passa a ser um investimento.

E essa é a vantagem do marketing digital. As métricas de resultados online, são muito mais fáceis de mensurar do que nos canais tradicionais. Porém é necessário que o trabalho seja feito por um profissional que entenda tanto sobre as estratégias quanto sobre as análises dos dados. Por isso, também preparamos esse artigo com dicas de Quando é a hora de contratar uma agência de marketing digital.

3) Like é tudo

Esse mito é clássico. Principalmente para pequenas empresas que estão começando no Facebook e Instagram. Curtidas, seguidores e fãs, são métricas de vaidades. De nada adianta ter muita curtida, se isso não retorna em mais vendas e mais clientes. É melhor ter 1000 seguidores ativos, que compram de você, do que ter 100.000 que só curtem e comentam os seus posts.

Numa estratégia de mídias sociais é necessário ter metas de alcançar o seu público-alvo certo, fazendo com que as curtidas se transformem em mais oportunidades de negócios e consequentemente mais clientes. Por isso, preparamos um infográfico com as dicas sobre O que fazer e Não fazer no Facebook.

4) Sua marcar deve estar em todas as redes sociais

Outro erro comum de pequenas empresas que estão começando no marketing digital, é criar perfis em várias redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, Linkedin, Snapchat. Essas são as redes sociais mais comuns. Imagina o trabalho e o custo para gerenciar e criar conteúdo para todas essas redes sociais. Não é viável!

Por isso, a dica é identificar a principal rede social que o seu público-alvo se encontra e concentrar seus esforços nela. Quando já estiver com sua marca consolidada nesse canal, pode ser a hora de entrar para outra rede social. Tudo vai depender do seu tempo e orçamento.

5) O Facebook está morrendo

Atualmente, quem lida com conteúdo de páginas no Facebook, está sofrendo para ter alcance orgânico (sem pagar anúncio). Isso faz com que algumas pessoas que trabalham na área digam que o Facebook está morrendo. Porém essa afirmação vai totalmente contra os fatos.

Apesar de o Facebook estar mudando o seu algoritmo e estar restringindo cada vez o alcance orgânico de publicações, a rede social só vem crescendo, esse ano alcançou a marca de 1,94 bilhões de usuários. Só no Brasil já são mais de 100 milhões de pessoas, mais da metade da população.

Logo, quem diz que o Facebook está morrendo, não sabe o que está falando. Ele pode ter alterado seu algoritmo, mas se você tiver estratégia e conteúdo relevante, você ainda vai alcançar seu público-alvo. Veja esse infográfico com 5 dicas para bombar a sua página do Facebook.

6) Quanto mais conteúdo, melhor

Esse é outro mito muito comum de as empresas caírem. Muitos negócios quando criam uma página no Facebook, ou mesmo um blog em seu site, acham que tem que estar postando conteúdo todo dia. De nada adianta criar e postar conteúdo sem uma estratégia previamente planejada.

Você precisa conhecer o seu público-alvo e saber que tipo de conteúdo mais agrada a ele. Quando falamos de marketing de conteúdo, é necessário sim uma certa regularidade e um calendário editorial. Porém a grande questão está na qualidade do conteúdo. Sempre se deve priorizar a qualidade ao invés da quantidade.

Ou seja, entre escrever 1 artigo memorável ou 4 artigos médios por mês, opte pelo post memorável. O mesmo vale para as redes sociais. Entre fazer 2 postagens com qualidade ou 6 publicações medianas por semana, opte pela qualidade.

7) Usar conteúdo de outras fontes prejudica a sua marca

Outra grande falácia no marketing digital é dizer que você não deve compartilhar, linkar e nem usar conteúdo de outras fontes. A internet veio para ser interativa e gerar conexões. Logo, se o conteúdo de outra fonte for interessante para o seu público-alvo, você deve sim usá-lo e compartilhá-lo, lembrando sempre de dar os créditos.

Inclusive, uma das variáveis do algoritmo do Google, leva em conta o link building. Ou seja, a relevância de links externos que o seu site/artigo está apontando, e a relevância de outros sites que possuem links externos para o seu domínio.

8) É só seguir a fórmula mágica

Esse mito é clássico e é bom você ficar atento! O número de picareta vendendo a formula mágica para ficar rico com marketing digital não está no gibi. Volta e meia você vê um anúncio prometendo criar um negócio do zero, sem dinheiro, só usando técnicas de marketing digital. Não caia nessa!

Não existe nenhuma fórmula mágica. É possível sim ter sucesso através do marketing digital, mas é preciso conhecimento, estratégia, planejamento, muito trabalho, e claro, investir algum dinheiro. Nada é de graça! Para saber mais dicas sobre marketing digital para pequenas empresas, dê uma olhada nesse nosso artigo.

9) Design é só estética

Esse pensamento é muito comum entre os pequenos empresários e comerciantes. Pouco entendem o que é design e como ele pode ser útil para a sua empresa. Fora toda a parte estética, que também é muito importante para qualquer negócio, o design vai muito além disso.

Quando usado de forma correta e estratégica, o design interfere e influencia várias partes de um negócio. Desde o branding da marca, a relação com o público-alvo, e toda a experiência do seu cliente com a sua empresa. Por isso o design é muito importante. Se você quer entender melhor o que é design, veja esse nosso artigo.

Então é isso. Agora que você já sabe quais são os mitos do marketing digital, está na hora de começar a planejar a sua estratégia. Para saber mais dicas, leia mais artigos em nosso blog e acompanhe nosso Facebook.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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