Como contratar uma agência digital ideal?

por | Design, Marketing Digital

Chegou a hora! Após muito pesquisa, muito estudo, e muita informação, você viu que está na hora de o seu negócio entrar para a internet. E para isso, você chegou a conclusão que vai precisar contratar uma agência digital especializada. Mas como fazer isso?

Contratar serviços em design e marketing digital é sempre um grande desafio. Entender quais os melhores canais para investir, ou mesmo saber em qual agência confiar, não são tarefas fáceis.

Por isso, e por terem pouco entendimento na área, é comum as pessoas escolherem a agência pelo menor preço. Porém, essa não é uma forma inteligente em maximizar o seu custo benefício. Principalmente hoje em dia.

Com a ascensão da área digital, diversas agências estão surgindo. Qualquer um se julga um gestor de marketing digital, um designer ou um social media.

Logo, a grande diferença entre as agências, está na qualificação de seus profissionais, na sua forma de trabalho e em suas experiências de mercado. Levando em consideração esses pontos, já é possível eliminar algumas opções entre as agências digitais que você está em dúvida.

Mas acredito que você deve estar se perguntando: porque uma agência iria dar dicas para ser comparada com outras?

Para nenhuma agência é vantajoso ter clientes que não se encaixam em seu perfil. Muitas vezes o cliente e a agência perdem muito tempo pensando e planejando uma estratégia e só no final percebem que a real necessidade não poderá ser atendida.

Por isso, o nosso intuito é te explicar os critérios que você deve considerar ao escolher uma agência digital visando o melhor retorno sobre investimento.

Portanto, abaixo elencamos os principais pontos que você deve levar em conta ao contratar uma agência digital.

1) Você já tem um objetivo?

Antes de sair cotando orçamento com várias agências, tente definir os seus objetivos. Afinal, se você não tem objetivos, é como dizia o gato do filme Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!”.

Por isso é importante ter objetivos. Saber o que você quer e o que você espera do trabalho da agência. Até mesmo para saber se você precisa de uma agência especializada em design, publicidade ou em marketing digital. Ou mesmo uma agência que mescle conhecimentos de diversas áreas.

2) O que a agência já fez de bom?

Uma das melhores maneiras de evitar dor de cabeça, é olhar o portfólio e os estudos de casos das agências que você pretende orçar. Além é claro, se possível, buscar referências e recomendações com os clientes já atendidos.

Afinal, o portfólio e os cases, são um pouco do que você pode esperar como cliente. Logo, é muito importante considerar agências que mostrem isso de forma clara em seus sites!

Outro detalhe importante é verificar quais os tipos de empresas estão no portfólio. Além disso trazer mais credibilidade, você também pode ter uma ideia dos ramos de atuações mais atendidos pela empresa.

3) Os profissionais que atuam são bem qualificados?

É muito importante você procurar saber quem está por trás da agência e se seus profissionais possuem os conhecimentos necessários. Apesar deste ponto parecer óbvio, muitas vezes isso não acontece.

Você olha o site da agência, vê seu portfólio, mas muitas vezes não consegue saber quem está por trás do time de profissionais. Ainda mais hoje em dia que os contatos entre agência e cliente estão sendo cada vez mais por meios online.

Por isso, é muito importante você questionar as agências quanto ao seu quadro de funcionário. Não tenha vergonha de perguntar sobre as pessoas que possivelmente trabalharão com você. Profissionais com experiência, conhecimento e boas habilidades de comunicação são essenciais, já que muitas vezes irão lidar diretamente com a sua empresa.

4) A agência é especializada em apenas uma ou diversas áreas?

Atualmente, existem vários tipos de agências digitais. Existem as que são focadas em web design, tem as que são de design gráfico, as de marketing digital, as de mídias sociais, as de produção audiovisual, fora as que englobam várias áreas de atuação.

Voltando ao ponto número 1, essa é a importância em definir objetivos. São eles que vão te fazer optar por uma ou outra agência específica. Claro que dentro de uma estratégia completa de marketing digital, as áreas se convergem, fazendo com que uma área sempre precise de outra para que se chegue em um resultado satisfatório.

Portanto, a não ser que você precise de um projeto bastante específico, que necessite de uma expertise em uma única área, é melhor você selecionar agências que atendem a várias áreas dentro do design e marketing digital.

5) Os valores cobrados são justos em relação ao mercado?

Busque orçamento com diferentes agências e avalie se o preço da que você gostou é justo. Os valores de uma empresa dizem muito sobre ela, principalmente sobre seu comprometimento com os clientes. Portanto, sempre desconfie de agências que cobram muito abaixo do mercado. Muitas vezes o barato saí caro.

Afinal, é muito importante diferenciar preço e valor. Preço é o quanto você está pagando. Já valor, se refere aos benefícios que o trabalho traz. Um serviço contratado só é um investimento quando ele gera retorno que seja mensurável. Se ele não trouxer isso, ele deixa de ser um investimento e passa a ser um custo.

Sendo assim, busque por agências que querem mais do que seu dinheiro. Busque agência que torcem pelo seu sucesso e que façam de tudo o que estiver ao seu alcance para prestar o melhor serviço possível.

6) A agência é transparente no contato, na contratação e na entrega dos serviços?

Sempre veja se a agência está sendo clara e transparente desde o primeiro contato, a apresentação da proposta, e na assinatura do contrato. Questione seus processos e perceba se a agência está aberta para mostrar como as coisas acontecem no dia a dia. Isso geralmente diz como ela vai agir entrega dos serviços.

É importante não deixar que nada fique subentendido! Tem que haver clareza e transparência em todas as etapas e estratégias adotadas com o cliente. Afinal, você está contratando um serviço, logo é preciso ter certeza de que este está sendo feito com seriedade.

Agora que você já sabe os principais pontos que você deve levar em conta antes de contratar uma agência digital, é hora da ação. Portanto, observe e questione antes de assinar qualquer contrato.

Converse com clientes ativos, leve em consideração reviews, cases, certificações dos profissionais e qualquer indício do bom trabalho desempenhado. Cliente e agência precisam andar juntos para que os objetivos sejam alcançados da melhor forma!

Já conhece as nossas soluções em design e marketing digital? Nos colocamos a sua disposição para pensar e traçar estratégias juntos. Por favor entre em contato para saber mais.


Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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