Logotipo: Porque eu preciso de um?

por | Design

“Marca e logotipo não são para mim. Minha empresa é bem pequena. Tenho somente alguns clientes.”

A maioria das pessoas não entendem o quanto é importante um bom logotipo e como é valioso para o seu negócio. Por isso muitos pequenos empresários e empreendedores acabam pensando conforme a frase acima. E esse é um dos maiores erros que pequenas e novas empresas podem cometer.

Não é porque você atende 30 pessoas na semana que tem menos valor do que as companhias que atendem 30 a cada minuto. A sua loja, seu restaurante, seu escritório, o seu empreendimento, faz sim a diferença na vida de algumas pessoas. Todos nós deixamos uma marca com o que fazemos, seja ela formal ou não. Afinal, o conceito de marca é muito mais subjetivo do que parece.

Mas então o que representa uma marca?

É um nome? Um símbolo? Talvez um produto? Ou apenas uma comunicação?

No fundo, não se trata de criar um logotipo ou um símbolo. Nem mesmo um nome fantasia. Trata-se de criar uma identidade para a sua empresa, ou seja, definir o posicionamento do seu negócio e a forma como você quer que sua empresa seja reconhecida no mercado. Pois a imagem da sua marca representa um combinado de experiências e percepções dos seus clientes.

Por exemplo: a Havaianas não é apenas uma fábrica de chinelos de borracha. Além da garantia de produtos de qualidade, hoje em dia a Havaianas lança moda, cria estilo e se tornou um ícone brasileiro, sendo considerado muitas vezes como um souvenir de luxo para os gringos.

É como falamos à cima, tudo é uma questão de percepção. E saiba de uma coisa: as pessoas estão sempre prontas e dispostas a gastar mais com uma marca que conhecem e confiam. Afinal, quando um cliente compra um produto ou serviço específico, ele está comprando a marca.

Mas por onde você deve começar? Como você pode fazer as pessoas comprarem a sua marca?

O primeiro passo é comunica-la, através de uma representação visual: o logotipo. Ele dá a um cliente o primeiro “sabor” do seu negócio, diz o que ele pode esperar do seu produto ou serviço. É um dos ativos mais valiosos de sua empresa e com certeza o mais importante elemento da comunicação visual de sua marca, responsável pelo posicionamento do seu negócio.

O logotipo tem a função de transmitir uma mensagem que deve ocupar um espaço na mente dos seus clientes. Ele deve mostrar os diferenciais de sua empresa e os motivos pelos quais esses clientes devem confiar na sua marca e preferir usá-la em lugar dos concorrentes.

Num conceito mais técnico, o logotipo é um conjunto formado por letras, imagens e cores que identificam ou simbolizam uma marca, produto, serviço ou pessoa.

O design de um logotipo deve oferecer o reconhecimento imediato, inspirando confiança, admiração, lealdade e uma superioridade implícita. Nas palavras do conhecido designer David Airey, “um design icónico verdadeiramente invejável… é simples, relevante, duradouro, distintivo, memorável e adaptável”.

Como criar um logotipo

Quem vai criar seu logotipo? Quem assumirá essa enorme responsabilidade?

Você mesmo, usando uma ferramenta gratuita na internet?

Bem, atualmente o que não falta são sites na internet prometendo “logomarcas” (nome totalmente errado em conceitos técnicos) gratuitas. Ou então fazendo especulação no Design. Isto é: sites que projetam várias opções de logotipos e você paga se gostar.

Posso ser sincero? Isso nunca dá certo. E você quer saber o porquê?

O que não faltam são perigos de criar logotipos gratuitos ou baratos na internet. Os mais comuns são:

  1. Uso de imagens e ícones que podem ser usados por outras marcas também
  2. Uso de tipografias simplórias e repetitivas
  3. Falta de criatividade
  4. Uso de ideias pré-concebidas e soluções fáceis
  5. Escolha de cores sem embasamento teórico
  6. Trabalho de aparência caseira, sem profissionalismo
  7. Não há um estudo sério sobre os elementos
  8. Baixa qualidade dos arquivos
  9. Não passar o posicionamento de sua empresa

Para reforçar ainda mais, você quer ver um exemplo? Então vamos dar uma olhada no que podemos esperar de um logotipo barato (entre R$ 50,00 e R$200,00) feito em um desses sites. O exemplo é o de um projeto com o seguinte tema:

“FAÇA UM LOGOTIPO PARA O SITE ‘SPELA PIANO’. O SIGNIFICADO DO QUE É TOCAR PIANO. ESTE É UM SITE ONDE NOSSOS USUÁRIOS PODEM APRENDER A TOCAR PIANO ONLINE. “

Agora veja abaixo algumas das opções de logotipos apresentadas pelo sites.

Logotipos Baratos

Quais logos acima você pode descrever ou lembrar? Podem se adaptar? São eficazes sem cor?

Transmitem personalidade, caráter ou a atitude da empresa? E reconhecimento imediato?

Se você perceber, quase todos os logotipos acima usam fontes e elementos gratuitos. Isso sem falar que possuem edição padrão e não seguem as regras para um bom logotipo: simples, descritível, memorável, eficaz, escalável e apropriado.

Agora compare com os logotipos projetados por profissionais experientes.

Logotipos profissionais

Sentiu a diferença?

Por que tanta diferença?

Porque profissionais têm um projeto real que envolve pesquisa, esboço, conceitos e reflexão. O processo de concepção de um designer profissional geralmente consiste de:

  • Briefing: Questionário ou entrevista com o cliente para obter o resumo do projeto.
  • Pesquisa: Pesquisas voltadas para o mercado e concorrentes.
  • Referência: Pesquisas sobre logotipo desenhos que foram ou são estilos e tendências de sucesso e que estão relacionados com o resumo do projeto.
  • Conceituando e desenhando: Desenvolvimento do conceito do design do logotipo em torno da pesquisa.
  • Apresentação: Apresentação de número seleto de logotipos para o cliente.
  • Reflexão: Ajustes e mudanças a partir do feedback do cliente.

A criação de um logotipo trata-se de um passo muito importante principalmente no início de um empreendimento, do nascimento de uma empresa. Ele deve ser pautado por muito estudo para a tomada de decisões estratégicas. É preciso de um profissional especializado em design e comunicação visual. Fica claro que a criação gratuita ou barata de um logotipo apresenta diversas fraquezas e riscos óbvios.

Como criar um logotipo de qualidade

Um bom início, para você começar a pensar no seu logotipo, é se fazer as seguintes perguntas:

  • Que valores ou sentimentos você quer que as pessoas associem a sua marca?
  • Como as pessoas descobrem a sua empresa? Em qual mercado ela está situada?
  • Qual é a melhor maneira de alcançar seus clientes?
  • Como você quer que as pessoas se lembrem da sua marca?

Agora, depois de ter as respostas a estas perguntas, encontre um bom profissional ou agência que você confie e que entenda bem do assunto. Afinal, um bom designer com certeza vai fazer estas perguntas e muito mais para ajudá-lo a criar um logotipo que seja simples, relevante, duradouro, distintivo, memorável e adaptável.

Quer você venda desentupidores sanitários, ou seja, um trabalhador autônomo, o seu logótipo precisa ser adequado. Um mau logótipo vai assombrá-lo, mas um bom vai se destacar na prateleira da concorrência e chegar onde você precisa.

Portanto, a equação é simples. O que você precisa é:

• Um logotipo que transmita corretamente o posicionamento de sua empresa
• Que tenha sido criado segundo as melhores práticas de comunicação e design
• Que seja esteticamente atraente • Deve ser criativo e único
• Os arquivos para uso em outras peças devem ser de alta qualidade
• Cores, tipografia e elementos devem estar compostos de forma harmoniosa
• Deve ser fácil de reproduzir em qualquer mídia ou superfície

Mas como conseguir isso com um custo acessível?

A Solução Existe:

A Goma Digital possui pacotes de criação de logotipos que se encaixam em todos os orçamentos. Temos planos para empreendedores que estão começando agora e precisam somente do desenho e conceituação do logotipo, como temos planos para empresas que queiram reformular suas marcas e/ou criarem uma identidade visual completa, com aplicações em camisas, cartazes, banners e etc.

Nós vamos pensar sobre a hierarquia, cor, espaçamento, fontes e uma infinidade de outros detalhes de design que se traduzirão na representação perfeita da sua empresa. Sabemos que o design tem o poder de atrair visualmente, educar, estimular e provocar emoção nas pessoas, por isso, focamos muito a pesquisa e análise da marca e de seu mercado para conseguirmos atingir um logotipo e uma identidade visual memoráveis.

Temos certeza que no final do processo de criação, você terá o logotipo do jeito que queria, muito antes do que imaginava e pagando um preço super acessível!

Para saber mais informações, entre em contato. Te retornamos o mais breve possível. Então é isso! Se você gostou desse artigo e acha que ele pode ajudar seus amigos e conhecidos, por favor não deixe de compartilhá-lo.

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Espero que você tenha gostado do artigo.

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Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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