Os 5 Principais erros de e-mail marketing que você deve evitar!

por | Marketing Digital

Você está tendo problemas com a taxa de abertura das suas campanhas de e-mail marketing?

Não consegue transformar seus leads em clientes?

Vejo muitas empresas e pessoas tendo dificuldade em ter resultados com e-mail marketing. Chegam até a dizer que não funciona mais, que o e-mail marketing morreu.

Mas não, meus amigos, o e-mail marketing não morreu.

Para você ter uma ideia, ele é a ferramenta de marketing que apresenta o maior ROI.

Então se você não está tendo resultados, com certeza deve estar cometendo alguns erros de e-mail marketing que podem e devem ser evitados.

O fato é que não basta conseguir o e-mail do lead e disparar algumas mensagens de venda. Sem um bom planejamento estratégico é muito fácil cometer erros que irão comprometer os seus resultados.

Por isso preparamos esse artigo com os 5 principais erros que você deve evitar. Continue lendo para saber mais sobre eles:

  1. Não ter um planejamento de e-mail marketing
  2. Não segmentar e personalizar suas listas de e-mail
  3. Produzir conteúdo irrelevante
  4. Não incluir uma Call to Action bem definida
  5. Lista Fria

1) Não ter um planejamento de e-mail marketing

Como em toda estratégia de marketing, um bom planejamento faz toda diferença para os resultados. Sem uma estratégia bem definida, com objetivos e metas claras, é praticamente impossível ter resultados sólidos através do e-mail marketing.

Afinal, para se montar um funil de jornada de compra através do e-mail marketing, é preciso saber claramente com quem você está falando e quais os objetivos de cada mensagem.

Não adianta enviar o mesmo e-mail para contatos novos e antigos. Ou mesmo para leads com
interesses diferentes. Cada e-mail disparado tem que ser pensando dentro de um planejamento geral, com objetivos
e metas claras para cada mensagem enviada. Pois é o objetivo do seu e-mail que deve ditar toda a estrutura da mensagem.

2) Não segmentar suas listas de e-mail

A segmentação é a grande arma do marketing digital e com o e-mail marketing também não é diferente. Segmentar seus contatos por interesses, comportamento e pelas ações que eles tomam, é fundamental para se criar mensagens que sejam relevantes. Sem essa segmentação, fica difícil personalizar seus e-mails para certos grupos e pessoas.

Há diversas formas de fazer essa segmentação. Você pode começar segmentando já nos seus formulários de contato, separando por interesses, cargos, áreas etc.

Ou segmentar conforme o lead vai interagindo com seus e-mails. Crie segmentações para os usuários que mais abrem e interagem com as suas mensagens. Ao enviar mensagens somente para esse segmento, sua taxa de engajamento será maior. Essa interação sinalizará aos provedores de e-mail que sua mensagem deve ser colocada na caixa de entrada, aumentando assim a reputação do seu e-mail. Aos poucos, vá inserindo os contatos dos segmentos que não são tão engajados aos seus segmentos de usuários mais engajados.

Considere também criar um planejamento de reengajamento para os leads que não abrem seus e-mails. Isso facilita na limpeza da sua lista na hora de remover os seus contatos que não foram reativados no reengajamento.

O e-mail marketing possibilita uma infinidade de segmentações. Se somadas as possibilidades do Facebook Ads e Google Ads então, aí você vai conseguir criar estratégias e mensagens cada vez mais personalizadas para os seus leads. Explore e teste todo esse potencial de acordo com o seu mercado.

3) Produzir conteúdo irrelevante

Outro erro comum de e-mail marketing causado principalmente pela falta de planejamento e segmentação é a produção de conteúdo irrelevante. Saiba que o conteúdo é o coração de toda estratégia de marketing digital, inclusive do e-mail marketing. Não adianta ficar enviando só mensagem de venda com ofertas de produtos e serviços. Seu conteúdo precisa ser relevante para o seu público-alvo. E para ser relevante é fundamental fazer a segmentação dos seus contatos.

Afinal, é impossível criar conteúdo atraente e relevante para todo mundo. Os consumidores não são iguais. Suas necessidades, interesses e comportamentos são diferentes, logo o conteúdo que eles vão receber também deve ser diferente.

Para o conteúdo ser relevante, você precisa otimizar o assunto, a mensagem e a call to action de acordo com a segmentação de contatos para qual ele será enviado. Com um bom planejamento e segmentação de leads, é possível montar um fluxo de conteúdos relevantes para diferentes personas e estágios da jornada de compra.

4) Não incluir uma Call to Action bem definida.

A sua mensagem pode ser a melhor que for, mas de nada adianta se o cliente não souber o que fazer depois de ler o seu conteúdo. Definir uma chamada para ação é fundamental para levar o seu lead para o próximo passo. Por isso é preciso definir o objetivo de cada e-mail para se ter uma call to action clara.

Sem esse objetivo claro é comum se esquecer de incluir a chamada para ação, ou mesmo incluir várias chamadas com diversos links, dispersando a atenção do lead.

5) Lista fria

Esse é o principal erro de marketing digital que você pode cometer: montar uma estratégia em
cima de uma lista fria.

Muita gente compra lista de e-mails com milhões de e-mails achando que vão ter resultado. Nunca faça isso!

Enviar e-mail para quem não lhe deu permissão fará com que os provedores de e-mail marquem suas mensagens como spam, baixando a sua reputação como remetente.

Construir a sua própria base de leads é fundamental para toda estratégia de e-mail marketing.

Chega de cometer erros de e-mail marketing Como você pôde ver, é comum cometer erros de e-mail marketing, mas saiba que quando
bem usada, é uma ferramenta poderosa para relacionamento com sua base de contatos, para conversão de clientes e até para comunicação interna de equipes.

Portanto, se você ainda não tem uma estratégia e um planejamento de e-mail marketing comece agora mesmo.

Caso você já use essa ferramenta, veja se não está cometendo algum desses erros de e-mail marketing e reveja sua estratégia.

E se precisar de alguma ajuda em seu planejamento, fale com um dos nossos especialista para saber tudo o que o e-mail marketing pode fazer pelo seu negócio.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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