O guia completo sobre gestão de tráfego pago para negócios locais

por | Gestão de Tráfego Pago

Praticamente todo negócio, seja ele online ou convencional, depende de fazer anúncios no mundo digital para ser bem-sucedido no mundo da internet, por isso criamos esse guia completo de gestão de tráfego para negócios locais.

Com o crescimento das plataformas digitais é importante que os proprietários de pequenas empresas entendam o que é gestão de tráfego. Assim, é possível tirar o máximo proveito de suas presenças online. 

Portanto, neste artigo vamos abordar o que é necessário para gerir o tráfego para negócios locais e como obter o máximo benefício.

O que é tráfego pago para negócios locais?

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Primeiramente é essencial compreender o que é tráfego e como ele afeta os negócios locais. O tráfego é o movimento de pessoas ou coisas através de uma rota específica. Na internet, o tráfego é a quantidade de visitantes que você recebe em seu site ou aplicativo 

Quando falamos de negócios locais, que muitas vezes não possuem site e nem aplicativo, podemos entender o tráfego como a quantidade de visitantes que interagem e engajam com as redes sociais. 

Logo, as métricas de tráfego podem ser medidas de várias formas. Isso inclui a quantidade de visitantes de um site, o número de usuários de um aplicativo, a taxa de engajamento das redes sociais, a taxa de conversão, entre outras.

Cada um desses elementos é importante, pois afinal, quanto mais visitantes um site, aplicativo ou rede social receber, maior a possibilidade de converter esses visitantes em clientes.

Entendendo os tipos de tráfego online

É importante compreender os diversos tipos de tráfego online para que você direcionar seus esforços de marketing da forma mais eficiente. Existem quatro categorias principais de tráfego: tráfego direto, tráfego orgânico, tráfego pago e tráfego de referência.

  • O tráfego direto é aquele onde o usuário acessa o seu site ou aplicativo ou rede social diretamente. Ele geralmente representa um grande indicador de branding e é muito valioso, pois é altamente qualificado.
  • O tráfego orgânico é aquele que vem de buscas na internet. Ou quando pensamos nos negócios locais que não possuem site, é o número de pessoas que interagem com as publicações orgânicas do seu negócio nas redes sociais.
  • O tráfego pago é aquele que você paga para gerar através de campanhas de anúncios nas plataformas online. É o meio mais eficiente para atrair novos clientes para o seu negócio local.
  • O tráfego de referência é aquele que você recebe de outros sites ou perfis de redes sociais através de indicações e links. Ele é altamente qualificado e gratuito.

Porque fazer tráfego pago para o seu negócio local

Ao analisar a maioria das empresas de sucesso, independentemente do seu tamanho ou do setor, é possível perceber que todas elas contam com uma coisa em comum: um tráfego significativo nas suas páginas, sites ou redes sociais.

Independentemente do seu negócio, é essencial apostar em estratégias para aumentar os visitantes para o seu negócio local. E uma das maneiras mais eficientes de alcançar esse objetivo é investir em campanhas de tráfego pago.

5 motivos para você começar a investir na gestão de tráfego pago para negócios locais:

 

Aumento do número de leads

Um dos principais objetivos de qualquer empresa é gerar leads, ou seja, cadastros de potenciais clientes. E é aí que o tráfego pago se torna essencial, pois ele aumenta a probabilidade de você encontrar novos clientes.

Maior visibilidade

Quando você investe em campanhas de tráfego pago, os seus anúncios passam a ser exibidos para um público maior e qualificado. Isso significa que você terá mais visibilidade e, consequentemente, mais chances de fechar novos negócios.

Melhoria da qualidade do tráfego

Quando você investe em campanhas de tráfego pago, você seleciona os seus potenciais clientes e direciona os seus anúncios para eles. Isso significa que você tem menos chances de gastar seu tempo e dinheiro com leads falsos ou irrelevantes.

Maior ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes de qualquer empresa. E um dos principais motivos para investir em tráfego pago é justamente o seu elevado ROI. Quando bem planejada, uma campanha de tráfego pago pode trazer retornos significativos em pouco tempo.

Maior velocidade de conversão

A velocidade de conversão é outro indicador importante para avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing. Quanto mais rápido os seus leads se converterem em clientes, melhor. E o tráfego pago é extremamente eficiente nesse quesito, pois direciona os seus anúncios para um público altamente qualificado que já está buscando por seus serviços ou produtos.

Principais Ferramentas de Gestão de tráfego pago para negócios locais

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Agora que você já entendeu o porquê investir em tráfego pago para o seu negócio local, vamos te apresentar as principais ferramentas para gestão de anúncios. E quando se trata de ferramentas de gestão de tráfego, estamos sempre falando das ferramentas de anúncios do Google e das principais redes sociais.

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google, trata-se de uma das ferramentas de tráfego pago mais populares. Ela oferece aos empresários uma grande visibilidade em um dos maiores portais da internet. Além disso, o Google Ads oferece uma série de recursos avançados, como campanhas de anúncios no Youtube, Google Shopping e em sites parceiros do Google.

Facebook / Instagram Ads

O Facebook Ads é outra ferramenta de gestão de tráfego popular que oferece aos negócios locais uma grande visibilidade nas maiores redes sociais do mundo, o Facebook e o Instagram. Ela também oferece uma série de recursos avançados, como a segmentação de audiência, remarketing, entre outros.

Twitter Ads

O Twitter Ads é a ferramenta de publicidade do Twitter que te dá a oportunidade de gerar uma grande visibilidade em outra das maiores redes sociais da internet. Com o seu recurso avançado, Twitter Tailored Audiences, você consegue atingir o seu público-alvo e alcançar seus objetivos de marketing.

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é a ferramenta de publicidade do LinkedIn que oferece uma segmentação para atingir outras empresas ou funcionários específicos. Com sua segmentação de público, você consegue criar uma audiência específica composta por profissionais de um setor ou empresa.

Tiktok for Business

O Tiktok for Business é a ferramenta de anúncios do TikTok, com sua segmentação de público e objetivos, você consegue criar campanhas de anúncios voltadas para seu a sua persona.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as ferramentas de tráfego pago, qual delas você vai usar para promover seu negócio local? Para isso é necessário montar uma estratégia de gestão de tráfego.

Como criar estratégias de tráfego pago para negócios locais?

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A primeira coisa que você deve fazer é definir objetivos claros e SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais) para o seu negócio.

Por exemplo, um objetivo pode ser atrair novos clientes em um determinado período de tempo. Outro objetivo pode ser aumentar as vendas no mesmo período. Definir objetivos é a melhor forma de saber se suas ações estão gerando os resultados esperados.

Depois de estabelecer objetivos, você deve identificar seus principais concorrentes. Analise suas estratégias de marketing, vendas e serviços. Compare e contraste os seus próprios pontos fortes e fracos com os deles.

Finalmente, defina quais são as melhores formas de atrair tráfego para o seu negócio. Site, instagram, facebook, Google…

Faça uma análise tanto da sua persona ideal quanto do seu público-alvo. Identifique os tipos de conteúdo que são mais relevantes e atraentes para essas pessoas.

Montando a sua gestão de tráfego pago para negócios locais

Depois de estabelecer a estratégia, é hora de montar a campanha de marketing. Para isso é fundamental entender as etapas do funil de vendas.

O funil de vendas é uma metodologia que possibilita ao vendedor entender qual é o momento do cliente em sua jornada de compra. É composto por quatro fases:

  • Atenção: Nesta fase, o potencial cliente é identificado e a atenção é despertada.
  • Interesse: Nesta fase, o potencial cliente demonstra interesse na sua proposta de venda.
  • Decisão: Nesta fase, o potencial cliente decide se compra ou não a proposta de venda.
  • Ação: Nesta fase, o potencial cliente compra a proposta de venda ou não.

Entendendo essas 4 etapas do funil de vendas é possível criar campanhas de anúncio direcionadas para cada fase da jornada do cliente, combinando ações e ferramentas para sempre impactar o potencial cliente.

Pense sempre que um potencial cliente precisa ser impactado pelo seu negócio local diversas vezes até ele decidir comprar seu produto ou serviço. É uma jornada ao longo de um funil onde através da gestão de tráfego, você tem o poder de entregar a mensagem correta no momento ideal.

Por isso, o ideal é a sua estratégia de gestão de tráfego ter anúncios e conteúdos para cada fase do funil de vendas. Através da segmentação de públicos das ferramentas de gestão de tráfego, você consegue rastrear o público que interage com seus anúncios e conteúdos em cada etapa do funil. Assim ele caminha pelo seu funil de conteúdo  e anúnciosao longo da jornada de compra.

Para te ajudar a atrair mais clientes através de anúncios, listamos abaixo as principais dicas para você estruturar campanhas eficientes de gestão de tráfego para o seu negócio local.

7 dicas para você estruturar campanhas eficientes de gestão de tráfego pago para negócios locais

 

Crie um site para o seu negócio local

Ter um site é essencial para divulgar o seu negócio local. Além de ele aumentar a autoridade e visibilidade do seu negócio,  é possível rastrear visitantes e usuários para criar campanhas de anúncios cada vez mais segmentadas e otimizadas para conversão.

Pesquise os termos de busca mais relevantes

Um dos primeiros passos a serem dados na promoção de um negócio local é identificar os termos de busca mais relevantes para o seu público-alvo. Essa é uma tarefa que deve ser feita periodicamente, pois os termos de busca podem mudar rapidamente.

Para descobrir quais termos de busca seus potenciais clientes estão utilizando, você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner. Esse serviço fornece dados sobre as palavras-chave mais utilizadas por pessoas que buscam por produtos e serviços semelhantes aos seus.

Crie anúncios relevantes para os termos de busca

Depois de ter identificado os termos de busca mais relevantes, a próxima etapa é criar anúncios relevantes para essas palavras-chave. Anúncios relevantes geram mais cliques e, consequentemente, mais leads e vendas.

Para criar anúncios relevantes, é importante ter uma boa estratégia de palavras-chave. Além disso, é importante utilizar imagens e vídeos que chamam a atenção do seu público-alvo.

Faça um bom uso das redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para promover os negócios locais. Além de serem uma excelente vitrine para os produtos e serviços oferecidos, as redes sociais oferecem a possibilidade de gerar tráfego qualificado.

Para fazer um bom uso das redes sociais, é importante criar conteúdos interessantes e divulgá-los de forma eficiente. Além disso, é importante interagir com o seu público e responder às perguntas e comentários.

Faça testes

A grande vantagem das ferramentas de tráfego pago online é que elas te permitem fazer testes rápidos, sempre comparando as métricas de resultado.

Portanto teste diferentes campanhas, alterne o público, mude o criativo, faça novos textos, tente diferentes abordagens.

Analise as métricas

Acompanhar as métricas das campanhas de gestão de tráfego é fundamental para um negócio local. É necessário estar sempre analisando se os seus objetivos estão sendo alcançados, que tipo de anúncios estão performando melhor, qual o melhor canal de tráfego pago. 

Crie parcerias com outros negócios locais

Criar parcerias com outros negócios locais é uma excelente estratégia para impulsionar o tráfego do seu negócio. As parcerias podem ser estabelecidas de diversas formas, como:

  • Fornecimento de descontos para os clientes dos parceiros;
  • Divulgação recíproca dos serviços e produtos;
  • Criação de conteúdos conjuntos;
  • Participação em eventos locais.

Contrate um gestor de tráfego pago para negócios locais

Se você não tem tempo ou conhecimento para implementar as estratégias de anúncios, é recomendável contratar os serviços de um gestor de tráfego para negócios locais.

Nossos profissionais de marketing possuem expertise na elaboração de estratégias de marketing eficientes e na implementação de campanhas de sucesso. Além disso, eles têm conhecimento sobre os diferentes canais de marketing e sabem como utilizá-los para promover os negócios locais.

Se você está procurando impulsionar a gestão de tráfego do seu negócio local, entre em contato. Nós podemos ajudá-lo a elaborar uma estratégia de marketing eficiente.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Caso você precise de ajuda para planejar a estratégia de marketing digital da sua pequena empresa, entre em contato.

Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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