O que é design e o que ele pode fazer pela sua empresa?

por | Design

É muito comum as pessoas terem uma compreensão errada ou limitada sobre o que é design. Afinal, essa palavra é usada com tanta frequência e muitas vezes fora do contexto, que por vezes, acaba tendo sua relevância reduzida.

Se você entende o que é design como saber usar o Photoshop na criação de belas artes gráficas para divulgação de produtos e empresas, você está tendo um conceito bastante limitado! A verdadeira definição do que é design vai muito além disso.

A palavra “design” nunca esteve tanto na moda. Está tão na moda que passamos a ver um “novo nicho de designers”. A manicure agora é designer de unhas, o barbeiro designer de barba, a boleira designer de bolos, o agente de viagens designer de viagens, entre vários outros casos.

Mas afinal, o que é DESIGN?

O design é uma das disciplinas mais requisitadas hoje em dia, nas mais diversas áreas e tipos de negócios. O design atua desde a arte e entretenimento até a produção industrial e os avanços tecnológicos mais arrojados…

Vamos ao exemplo prático: você sabia que é impossível mandar um foguete para o espaço sem vários designers contribuindo de alguma forma neste projeto?

Ficou espantado? Isso é normal. No Brasil, o design ainda é muito pouco valorizado, sendo que poucos entendem a real função desse campo de estudo. Mas temos certeza que essa visão vai mudar!

O design empregado na comunicação visual e identidade das organizações é um dos mais conhecidos, isso por que ele nos chega de maneira mais clara e direta todos os dias, em todos os banners, logos, sites… Mas é importante deixar claro que o design está presente em diversos outros processos dentro de uma organização, para não se dizer, em todos eles.

Design está relacionado ao desenvolvimento e concretização de ideias e propostas que atendam necessidades específicas de cada projeto. A definição mais simples sobre o que é o design é dada por Alexandre Wollner, um dos fundadores do design no Brasil: sendo ela “Design é projeto”. Simples e objetivo.

Já o professor Beat Schneider define design como: “a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais”.

Logo, podemos perceber que design é muito mais que uma arte gráfica bem-feita, é um processo que busca soluções criativas e inovadoras para o planejamento, organização, criação e desenvolvimento de uma empresa, marca, produto ou serviço. O design está presente em todas as áreas de uma companhia e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado.

Principais Características do Design:

  • Design é um processo criativo que busca a melhor solução para um projeto.
  • Um bom design atende necessidades das pessoas, com funcionalidade, custo acessível, bom gosto e sustentabilidade financeira e ambiental, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.
  • Design e inovação estão quase sempre ligados.
  • O design se aproveita de oportunidades de mercado para tornar projetos viáveis e trazer qualidade para um produto, serviço ou projeto.

Ficou claro como o design pode interferir positivamente em diversos aspectos de uma organização? Se ainda não ficou, vamos falar mais:

O que o design pode fazer pela sua empresa?

Para você entender melhor o que é design e como ele pode ajudar o seu negócio, vamos resumir como ele atua no ambiente empresarial, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até a comunicação de sua companhia com o cliente final.

Por exemplo, na hora de desenvolver produtos e serviços, o design busca as melhores soluções para atender as demandas do mercado dentro das possibilidades de recursos que a empresa dispõem, buscando sempre produtos e serviços viáveis e sustentáveis.

Da mesma forma, internamente, o design organiza os fluxos de trabalho de forma prática e segura para a organização do ambiente, e principalmente do ponto de vendas. Além de trazer funcionalidade para o ambiente, o design aplicado neste conceito, também atende as necessidades do consumidor e ajuda a manter o padrão da identidade visual da marca.

Já na parte da comunicação, o design pode e deve traduzir o posicionamento da entidade e seus diferenciais de uma forma adequada à linguagem do público-alvo. Dessa forma, construir uma identidade visual sólida para a marca e agregar valores intangíveis aos produtos e serviços do negócio. Tudo isso através do uso de cores, formas, símbolos e tipografias que farão parte dos materiais de comunicação da empresa que vão desde o logotipo, a materiais corporativos e sinalizações de ambiente.

Sendo assim, observamos a presença do design nas três áreas principais do seu negócio:

  • Desenvolvimento do produto/serviço
  • Organização interna dos fluxos de trabalho
  • Construção da Identidade da marca 

O design é seu aliado do começo ao fim do negócio. Para não restar dúvidas, listamos as principais atuações e benefícios do design para a sua empresa:

Inovação: O design busca soluções originais de função, de uso de materiais e tecnologias, de produtividade e sustentabilidade, agregando novos valores a produtos e serviços.
Identidade: O design cria identidades que comunicam as qualidades e características das corporações e dos seus produtos ao mercado.
Comunicação: O design é responsável pelos meios visuais que fazem a associação do empreendimento com o público.
Qualidade: O design busca soluções eficientes para os produtos em relação à empresa e ao mercado, aos meios produtivos, ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

Bem, acho que você pode perceber que o conceito sobre o que é design é bastante amplo. Além de ser um importante fator na conquista do consumidor, o design é uma ferramenta muito importante para a construção da identidade da marca e criação do seu valor intangível frente ao mercado. Sendo inclusive uma alternativa para a redução dos custos de produção. Sim, design é além do que se vê.

Se depois de ler esse texto te restou alguma dúvida sobre a importância do design para a existência e crescimento de uma empresa, entre em contato! Podemos trocar boas ideias sobre esse assunto.


Espero que você tenha gostado do artigo.

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Thiago Villa Verde – Formado em Design Gráfico e pós graduado em Marketing, Branding e Growth, além de ser o sócio fundador da Goma Digital, também atua como Especialista de Inbound Marketing no Escritório de Patentes e Marcas Daniel Law.

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